9º Prêmio Outsiders: Nicole Pacelli

Desde 2006, selecionamos atletas, expedicionários, artistas e ativistas que têm contribuído para expandir os limites dos esportes e da vida outdoor no Brasil para receber o Prêmio Outsiders. A edição deste ano acontecerá no dia 29 de abril, em São Paulo. Entre os premiados, está a paulista Nicole Pacelli, dona do primeiro título mundial de stand- up paddle da história

NICOLE PACELLI
Nome feminino mais importante da modalidade stand-up paddle wave, a garota faturou em 2013 o primeiro título mundial da história

Por Mario Mele e Bruno Romano


Ilustração: Abiuro e Renato Breder
Retrato: Alex Batista e Eduardo Zappia

Modalidade: Stand-up paddle wave

De onde é: São Paulo (SP)

Idade: 22 anos


QUANDO DECIDIU PEGAR as primeiras ondas com remo, há seis anos, o stand-up paddle (ou SUP) ainda não era uma “febre” no Brasil. Se pouca gente na época se arriscava em travessias com pranchões, imagine no meio do crowd das ondas dominadas por surfistas tradicionais. “‘Aonde você vai com isso? Quer matar alguém?’ Ouvi bastante provocações desse tipo”, lembra Nicole Pacelli, que com apenas 22 anos se tornou, no ano passado, a primeira campeã do Stand Up World Tour feminino – título que se soma a dois troféus brasileiros e à conquista do circuito de 2013 da International Surfing Association.
Para chegar a tantos pódios, Nicole precisou, primeiro, converter seu prazer descompromissado pelo SUP em competitividade. “Na última etapa do mundial, fiquei bastante nervosa. Meu reconhecimento dependia de uma bateria contra uma concorrente fortíssima. Pensei: já peguei mar grande e perdi remo, já tranquei minha faculdade, sofri preconceito e até cheguei a ser expulsa do mar por um cara no Havaí, mas insisti no esporte que amo. Juntei toda essa força dentro de mim, fiquei tranquila e avancei na bateria”, conta a supista paulistana.

Os treinos deste ano realizados nas pesadas ondas havaianas já deram frutos: Nicole conquistou o título da primeira etapa do World Tour 2014, realizada no próprio Havaí. Quando não está nas águas do Pacífico, a estudante de educação física da Universidade de São Paulo (USP) divide sua preparação entre Guarujá e Maresias (SP), com apoio total da família – o pai é o big rider e shaper Jorge Pacelli e a mãe, a bodyboarder Flávia Boturão. “Nasci no meio de histórias ligadas ao mar. Meus pais viajaram muito atrás de onda e me inspiraram. Surfar para mim é tão natural que nem me lembro da primeira vez que experimentei uma prancha.”

Da paixão de criança, Nicole pegou logo gosto pelo SUP e viu de perto a evolução das competições e das pranchas, cada vez menores e mais bem adaptadas para dropar ondas. “Acreditei em um esporte novo que me proporcionava muita diversão, mas não foi fácil chegar até aqui. Hoje, o SUP não é mais só uma ‘modinha’. Ser campeã mundial mostrou que meus esforços valeram a pena.”


MAREMOTO: Nicole (vestida de branco) após vencer uma etapa do SUP World Tour 2014

(Foto: Waterman League)


Patrocinadores: Red Bull, FCS, Gzero/Pacelli Model e Mulata Brasil.