De bicicleta por Hong Kong

Dave Cheung é um fotógrafo que vive em Hong Kong. Há cerca de dois meses, ele decidiu fazer todas as entregas a seus clientes usando uma bicicleta e gravou o vídeo One Day Bike Messenger (Um dia de ciclista entregador) – assista abaixo. Sua intenção com isso é expressar pensamentos e opiniões sobre como é pedalar por essa metrópole asiática considerada caótica para a maioria das pessoas que se locomovem diariamente por ela.

Mas, para Dave, tudo não passa de uma grande ironia: ao mesmo tempo que as ruas de Hong Kong parecem um suicídio para quem se locomove de bicicleta, esse veículo se mostrou perfeito para curtos deslocamentos urbanos.

O vídeo integra o projeto de conclusão de um curso em que Dave está envolvido atualmente. Ele agora pretende reunir opiniões de espectadores de seu vídeo e ciclistas urbanos de diferentes lugares para tentar descobrir o que uma cidade perde quando não está projetada para bikes.

“Eu preciso saber mais o que as pessoas realmente pensam sobre a bicicleta como meio de transporte, porque, quando eu passar para a próxima etapa do meu projeto, esses comentários se tornarão um material de apoio para eu continuar as pesquisas.”

Dave tirou algumas conclusões – e que ele garante que não são precipitadas – como “a bicicleta é um veículo flexível e totalmente viável em Hong Kong”, ou que “sem o respeito de todos os usuários das vias públicas, Hong Kong jamais será um lugar ‘bike friendly’, como cidades da Europa civilizadas".