Saldo (mais que) positivo


O carioca Henrique Avancini conquista a melhor colocação do país no ranking oficial da UCI
(Foto: Rodrigo Zaim)

Com o término de um ano repleto de competições, a UCI (União Ciclística Internacional, o órgão máximo que coordena as provas de ciclismo mundial) divulgou recentemente a última atualização de seu ranking de atletas de 2013.

Um dos destaques é o carioca Henrique Avancini, que aparece na 15ª posição da lista de mountain bikers, em uma seleção com mais de 1.000 nomes da elite masculina. Com isso, Henrique conquistou a melhor colocação de todos os tempos de um ciclista brasileiro na lista, além de incluir seu nome como um dos melhores atletas das Américas. “Essa marca significa muito para mim e para o MTB brasileiro. Alcançar esse nível em um esporte tão difundido mundialmente e que ainda está em processo de popularização no Brasil é realmente uma grande realização como profissional. O ranking encerrou um ano incrível para mim”, comenta o atleta.


De fato 2013 foi um ano especial para Henrique, que conquistou as principais provas do calendário nacional, como o Campeonato Brasileiro de MTB, a Copa Internacional de MTB e a ultramaratona Brasil Ride. Ele também representou o país no cenário internacional com uma vitória em Munsigen, na Alemanha, uma das provas mais tradicionais da Europa.

Se depender de esforço, o ano de 2014 será ainda melhor para o brasileiro. O carioca já voltou a uma carga intensa de treinamentos e no próximo mês deve disputar sua primeira competição. “Eu e meu treinador focamos o calendário de provas deste ano em competições internacionais. Disputar com os melhores vai ajudar ainda mais no meu desenvolvimento”, concluiu.