CICLISTAS NA VIA: Já que não tem carro, o jeito é dominar a avenida (FOTO: LucasBrunelle.com)
Quando se pedala em grupo pela cidade, a sensação de segurança não é falsa. Os motoristas tendem a diminuir a velocidade e passar a uma distância segura do comboio – como deveria acontecer em relação a qualquer ciclista pedalando sozinho no meio do tráfego.
Por isso o L.A. Bike Trains, que recentemente foi colocada em prática em Los Angeles (EUA), é uma excelente ideia. Já que acidentes com ciclistas no trânsito das grandes cidades são acontecimentos corriqueiros, um sistema de comboio de bikers foi motivado por ciclistas urbanos visando diminuir o número de fatalidades e encorajar as pessoas a tirarem suas bikes da garagem.
“Pedalar por Los Angeles é algo assustador para quem não é um ciclista experiente”, diz Barbara Insua, que mora a 11 quilômetros do trabalho. Ela testou o serviço do L.A. Bike Trains – que funciona graças à boa intenção de bikers voluntários e já conta com oito ciclorrotas pela cidade – e se surpreendeu.
“O líder do grupo me encontrou em casa e ainda desviou a rota durante três semanas até eu ficar confiante e me acostumar com o trajeto”, disse.
Essa é mais uma boa ideia que poderia ser copiada em diversas metrópoles do Brasil, já que a maioria carece de vias seguras para bicicletas. Por aqui, iniciativas que funcionam com o mesmo intuito de pedalar em “bonde” é mais uma alternativa que os ciclistas de estrada encontraram para treinar em segurança, e não como um meio de transporte.