A próxima de Alex Honnold


BOLANDO UMA IDEIA: Alex (à esq.) e Pete Mortimer, da Sender Films

Aventuras transmitidas ao vivo estão virando uma febre: o britânico Gary Connery já aterrissou em caixas de papelão com seu wingsuit sem abrir o paraquedas e o austríaco Felix Baumgartner saltou da estratosfera. Ambos foram transmitidos ao vivo por algum canal de TV ou pela internet.

Esse feitos reais da aventura chamam mais atenção do que uma final de um jogo de futebol ou do que o último capítulo de uma novela (pelo menos fora do Brasil) e, por isso, o canal National Geographic, em parceria com a produtora de filmes de escalada Sender Films, promoverão um número real e ao vivo de uma ação com o escalador freesolo Alex Honnold.

A Sender Films é a produtora que sempre acompanha as escaladas insanas outdoor de Alex, e idealizadora dos filmes sobre ele, Alone on the Wall e Honnold 3.0 (que será exibido no Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, em agosto).


Alex, de 27 anos, já
é bem conhecido por suas escaladas de alto risco nos maiores paredões big wall, quase sempre sem equipamentos de segurança. Agora ele vai escalar no estilo “sem proteção” um dos maiores edifícios do mundo. Ainda não foi divulgado em qual será e nem quando ele fará isso.

"Para mim, não importa se é ao vivo ou se a transmissão será um mês depois, eu vou estar totalmente envolvido com isso, dando o meu melhor. Vai ser incrível", disse Honnold, em entrevista para o blog da National Geographic.


O homem-aranha francês Alain Robert já escalou diversos arranha-céus no mundo inteiro, e na maioria da vezes ilegalmente. Mas a ação da National Geographic parece mais uma resposta ao canal Discovery, que recentemente transmitiu ao vivo a travessia de Nik Wallenda no Grand Canyon sobre uma corda bamba, uma jogada que atraiu milhões de telespectadores do mundo inteiro.

Nós, fãs do esporte, agradecemos.

No video abaixo, Honnold escala no seu estilo preferido (sem corda) o mítico Half Dome, no Vale do Yosemite, Califórnia.