Depois quatro dias repletos de boas histórias e muitos filmes de ação, terminou ontem (27 de maio) a 35ª edição do Telluride Mountainfilm Festival, um dos mais tradicionais e respeitados eventos de cinema de aventura do mundo. O evento acontece no Colorado, nos EUA.
O festival apresentou no total 41 filmes que levam a sério as temáticas “ao ar livre” e “consciência social”. Além das sessões de cinema, durante o evento rolam debates com personalidades ligadas ao ativismo ambiental, às políticas públicas e esportes outdoor. O tema escolhido para o evento deste ano foi “soluções climáticas".
A diretora de redação da revista Go Outside, Andrea Estevam, esteve na pequena cidade montanhosa de Telluride e acompanhou de perto as emoções e produções do evento, para trazer os melhores documentários do festival para serem apresentados na terceira edição do Rocky Spirit. Criado pela Go Outside, o festival brasileiro exibe em um telão ao ar livre produções apresentadas em Telluride, além de filmes nacionais de temática outdoor. A edição deste ano acontece no segundo semestre, em São Paulo.
Confira abaixo alguns dos filmes premiados em Telluride em 2013:
> Duck Country: relata o trabalho do médico Geoff Tabin, um alpinista que já esteve no topo dos maiores cumes de cada continente e que também é o co-diretor da Himalayan Cataract Project, ONG que realiza cirurgias de catarata no sul do Sudão e outros países. Direção: Jordan Campbell.
> Wide Boyz: mostra a busca por treinamentos de dois escaladores britânicos, Pete Whittaker e Tom Randall. Direção: Chris Alstrin e Paul Diffley.
Cerimônia de encerramento do Telluride Mountainfilm Festival
(Foto: Andrea Estevam)
> Maidentrip: conta a história inspiradora da holandesa Laura Dekker (foto abaixo), uma garotinha que com apenas 13 anos de idade já lutava para conquistar o direito de navegar sozinha ao redor do mundo. Direção: Jillian Schlesinger.
> The Crash Reel: mostra toda a história — incluindo o acidente e a recuperação –, do atleta norte-americano de snowboard Kevin Pearce (leia aqui uma reportagem publicada sobre o assunto em nosso site). Direção: Lucy Walker.