Dia 7 de julho, a corrida de aventura X-Alps completa dez anos. Na teoria, o conceito é bem mais simples do que qualquer outra prova de aventura: os atletas têm que ir de Salzburgo, na Áustria, até o Principado de Mônaco, próximo do sul da França. Em linha reta, é uma distância de 1.000 quilômetros, que deve ser percorrida a pé ou de parapente. A prova é individual, mas cada atleta pode levar até duas pessoas como apoio. Grande parte da distância é feita via aérea, e por isso há quem diga que o X-Alps não é tão exigente quanto parece.
QUILÔMETROS VOADOS: Competidor durante o X-Alps
Não é todo atleta de aventura que tem habilidades no voo livre. Mas a simplicidade desafiadora do X-Alps tem atraído competidores do mundo inteiro – só neste ano serão 32 de 21 países.
Dependendo da estratégia, no entanto, há que caminhe até 100 quilômetros num único dia. Sem contar que, como sugere o próprio nome, a prova rasga a grande cordilheira da Europa, e o desnível acumulado é mais do que muita gente vai subir de escada durante a vida inteira. Veja o vídeo abaixo para ter uma noção.
Já que querer não é poder, os fãs podem acompanhar a prova ao vivo pelo site redbullxalps.com.