Dica de pró: Jamie Mitchell

Confira abaixo cinco dicas importantíssimas de Jamie Mitchell, estrela australiana do stand-up paddle e dez vezes campeão da mítica prova Molokai-Oahu, no Havaí

Por Scott Yorko


(Foto: Andrew Shield)

1. Escolha a prancha certa
O segredo é começar com uma prancha suficientemente larga, para te dar estabilidade. A minha tem 12’6” e é bem fácil de usar, com 30 polegadas de largura. O que você quer é curtir, não sofrer e cair o tempo todo.

2. Comece com calma
Encontre um rio, lago ou qualquer lugar com águas calmas. Evite marés ou ventos. O vento é um grande inimigo do stand-up, pois você serve de "vela" e fica balançando muito. Lugares protegidos e calmos são, normalmente, os melhores para iniciantes.

3. Reme como um pró
O tamanho certo do remo e o grip apropriado são importantes. Você sabe que suas mãos estão na distância correta quando coloca o meio do remo exatamente sobre sua cabeça e os dois braços estão flexionados a 90 graus.

4. Escolha sua modalidade
Ainda que você consiga aprender o básico em apenas uma hora, isso é só o começo. Há o stand-up surf, o SUP de travessia, as competições etc. Tem SUP para todos os gostos. Isso é a parte legal desse esporte: ele não discrimina ninguém.

5. Respeite os locais

Há lugares em que você não pode surfar de stand-up paddle. Antes de se jogar no mar, pergunte aos locais se tudo bem. Se não der certo, encontre um pico onde não tenha ninguém. Jamais reme para uma onda em que há muita gente, especialmente se não tiver nenhum outro surfista de stand-up por perto.

(Entrevista publicada na revista Go Outside de outubro de 2012)