Batizado Trekker, o equipamento tem a função de levar a mesma tecnologia do Google Street View a lugares remotos como o Grand Canyon.
“Trabalhamos duro até deixar o Trekker à prova d’água, resistente ao calor e frio extremos e também à trilha”, disse o gerente de produtos da Google, Ryan Falor, em reportagem publicada no site da revista Wired.
Posteriormente, será feita uma edição com as melhores imagens, que serão juntadas e exibidas no Google Maps da mesma maneira que o Street View mostra as ruas – sem costuras. Além de ser uma tecnologia inédita ao mundo outdoor, a Google nos faz pensar em novas possibilidades: será que um dia esses equipamentos podem ser tão leves a ponto de um escalador conseguir mapear uma via técnica?
Ainda segundo Ryan Falor, levarão alguns meses até a ferramenta estar disponível aos internautas.
UM CAÇA-FANTASMA?: Não, é só a Google mapeando as trilhas do Grand Canyon
Ao invés de carros, motos, triciclos e snowmobiles, esta semana a Google usou mulas e trekkeiros para mapear o Grand Canyon, um das sete maravilhas naturais do mundo. Foi a primeira vez que um arsenal de aparelhos tecnológicos adentrou aquelas trilhas, com trekkeiros que carregavam nas costas uma mochila parecida com a dos Caça-Fantasmas.