Na noite de quinta-feira (dia 23), Lance anunciou que desistiu de continuar contestando as acusações da Agência Anti-doping dos Estados Unidos (conhecida pela sigla em inglês USADA), que nos últimos tempos apertou o cerco contra o ciclista e o acusa de ter ingerido substâncias ilegais nos 15 anos de sua carreira. “Chega um ponto na vida de todo homem em que ele tem de dizer: ‘Basta’”, disse Lance em uma declaração pública divulgada pela agência de notícias Associated Press.
Isso significa que provavelmente a USADA vai usar essa declaração como uma admissão de culpa – e uma das medidas que pode tomar é impor um banimento perpétuo do atleta do esporte. Em junho, Lance foi banido do triathlon, modalidade a que vem se dedicando com afinco desde que se aposentou do ciclismo, devido às graves acusações da USADA contra ele.
Lance Armstrong continua sustentando que é inocente e que jamais usou substâncias proibidas para melhorar sua performance. Recentemente ele afirmou que sofre uma “caça às bruxas” por parte do órgão norte-americano.
A União Ciclística Internacional (UCI), que é a única organização com poder de tirar os títulos de Lance do Tour de France, ainda não deu nenhuma declaração sobre o assunto.
Leia a declaração oficial de Lance, em inglês, aqui.
CANSADO: Lance acha que chegou a hora de baixar a guarda