“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver, tal como são.” Impossível não concordar com o autor Peter Urmenyi. Mas imortalizar um grande momento não é fácil. Viajei para o litoral de Santa Catarina para uma série especial de posts. Lá reencontrei meu amigo de faculdade, Leandro Rocha. Ele estava comigo durante minha primeira aula de fotografia, quando decidi seguir essa carreira assim que coloquei as mãos em uma câmera.
NO CAMINHO CERTO: Lucas Amorelli às 6 horas da manhã em busca da melhor luz
(FOTO: Leandro Rocha)
Cerca de 8 anos depois, pude mostrar a ele como é minha vida. Tornar-se fotógrafo vai muito além de ter equipamentos. Confesso que ao longo da minha carreira investi cerca de 90% do meu tempo e dinheiro estudando e viajando, e continuarei sempre assim. Fotografar vai além de registrar bons momentos, e, sim, se identificar com o que se captura.
No início, fotografei de tudo: festas, casamentos, moda, esporte, formaturas, estúdios etc.
Mas em alguns estilos reparei que não gostava das minhas fotos — e, o principal, não era feliz com o que estava fazendo. Não eram fotos ruins, mas não eram situações com as quais eu me identificava. E aí está o grande passo para ser tornar fotógrafo.
Viajar fez parte de toda minha infância, por isso foi algo natural me tornar um fotógrafo outdoor. Desde que fiz minha primeira viagem a trabalho, revelou-se impossível parar.
Mas nem tudo é alegria. Uma das coisas importantes para quem quer fotografar é acordar cedo. Mesmo não sendo muito fã de acordar de manhã, acabei me acostumando. E isso faz parte da minha vida sempre que preciso fotografar.
Durante estes anos todos, posso resumir meu aprendizado em quatro "regras" fundamentais:
1) Fotografe temas com os quais você realmente se identifique criando uma visão pessoal;
2) Equipamentos podem ser mais atraentes do que o estudo, mas não se iluda;
3) Estude os grandes fotógrafos;
4) Reserve um tempo para fotografar sempre.
Para se aventurar nessa área, é bom saber que os gastos são altos, e os retornos financeiros podem demorar. Pessoalmente, eu acho que fotografia é 90% suor e 10% talento.
Até a próxima!
Lucas Amorelli é colaborador da Getty Images América Latina, sendo o único fotógrafo apoiado pela marca Deuter.
No Facebook: www.facebook.com/lucasamorelliphotographer
Instagram: lucasamorelli
LINDO: Amanhecer em Navegantes, Santa Catarina