A volta de Contador


Depois de suspenso, o espanhol Alberto Contador volta a competir no Eneco Tour

De hoje (6 de agosto) até domingo (dia 12), acontece o Eneco Tour, uma espécie de Tour da Holanda e Tour da Bélgica juntos, com a inclusão, no futuro, de Luxemburgo. O nome – Eneco – vem do patrocinador principal, a empresa de energia Eneco. Serão sete etapas, num total de 1.033,8 km. Duas etapas serão disputadas "contra o relógio": a segunda, no dia 7, com 18,9 km será por equipes e a sexta, no dia 11, individual, com 17,4 km. O Eneco Tour não é uma competição que se pode considerar duríssima, mas termina no conhecido Muur van Geraardsbergen – ou Kapelmuur – , uma parede de paralelepípedos que faz parte do Tour de Flandres e que é matadora.

A atração do Eneco Tour deste ano, porém, está no retorno do espanhol Alberto Contador (Saxo Bank-Tinkoff Bank), cuja suspensão de dois anos por doping terminou no domingo. Para Contador, a participação no Eneco Tour é a parte final da preparação para a Vuelta à España, que tem início no próximo dia 18, apenas uma semana depois do fim da competição.

Além de Contador, os ciclistas Tom Boonem e Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quickstep), Mark Renshaw (Rabobank), Alessandro Balan e Taylor Phinney (BMC), Davi Millar (Garmin-Barracuda) e Alessandro Petachi (Lampre-ISD), vão participar da competição.

Veja como é subir o Muur van Geraardsbergen:

O ciclista e jornalista Irineu Masiero é responsável pelo blog de ciclismo Corta Vento.