Nesta quarta-feira, às 10h15 – horário de Brasília – tem início, no Hampton Court Palace, em Londres, a prova de contrarrelógio das Olimpíadas de Londres 2012. Serão 44 km com largadas a cada 90 segundos, em torno do palácio que serviu de moradia a reis e rainhas, entre eles Henrique 8º. O local também abriga a mais antiga quadra de tênis da nobreza e um campo de golfe enorme. A prova também passará pelo The Mall, mesmo lugar que terminou a competição de estrada na segunda-feira, vencida pelo casaque Alexandre Vinokourov.
A disputa será dificílima, pois muitos ciclistas têm histórico suficientemente bom a zelar. A começar pelo suíço Fabian Cancellara, atual detentor da medalha olímpica e quatro vezes campeão mundial da modalidade. Cancellara, que neste ano usou a camisa amarela de líder no Tour de France por sete vezes, pensou em desistir depois de uma queda feia na prova de estrada, mas disse que era “durão” e que iria disputar para vencer. Em abril, o suíço quebrou a clavícula no Tour de Flandres.
O atual campeão mundial de contrarrelógio, o alemão Tony Martin, já afirmou que está na disputa e que tem muitas chances de vencer. Martin quebrou o osso escafoide no Tour de France e abandonou a prova depois de uma série de problemas, como pneus furados na nona etapa.
Estarão na disputa ainda Ryder Hesjedal, o canadense que ganhou o Giro d”Itália deste ano, Denis Menchov (Rússia), vencedor do Giro de 2009, Luis Léon Sanchez, da Espanha, Magno Nazaret, do Brasil, campeão da Volta do Uruguai após vencer no contrarrelógio (à frente de Cancellara), e Tejay Van Garderen, o jovem ciclista vencedor da camisa branca do Tour. O australiano Cadel Evans, vencedor do Tour de France 2011, desistiu de participar.
As atenções, no entanto, estarão voltadas para o vencedor do Tour de France 2012, o britânico Bradley Wiggins. Ele é especialista em contrarrelógio – venceu duas das três etapas da modalidade no Tour, quando pulverizou os tempos e estabeleceu sua vantagem contra seus adversários, e é três vezes campeão olímpico em provas de pistas. Wiggins, que têm ao todo seis medalhas olímpicas, poderá se consagrar, caso vença, como o inglês com o maior número de medalhas de ouro na competição.
A competição feminina começa um pouco mais cedo, às 8h30, num percurso de 29 km e terá a presença da brasileira Cleminda Fernandes, da britânica Elizabeth Armitstead, da vencedora da prova de Estrada Marianne Vos, da Holanda, e Olga Zabelinskaya, da Rússia. As favoritas à medalha, porém, são a norte-americana Kristin Armstrong, a britânica Emma Pooley e a alemã Judith Arndt.
O ciclista e jornalista Irineu Masiero é responsável pelo blog de ciclismo Corta Vento.
DISPUTA: O suíço Fabian Cancellara em busca do pentacampeonato
DE OLHO NELE: O vencedor do Tour de France 2012, o britânico Bradley Wiggins, também estará nas Olimpíadas