Diante disso, em junho três canoístas norte-americanos embarcaram em uma expedição pelo litoral isolado do estado de Washington para examinar as toneladas de lixo que chegam à América do Norte. O que isso tem a ver com o Japão? Tudo. O lixo arrastado pela onda atravessa o oceano e causa impacto no meio ambiente do outro lado do mundo.
A equipe, composta por Ken Campbell, Jason Goldstein e Steve Weileman, tem como objetivo mostrar ao mundo como estamos interconectados. “Não importa o quão longe um acontecimento pode parecer, estamos todos no mesmo planeta. A vastidão do oceano não nos separa, e sim nos une”, disse Ken ao site The Adventure Blog.
A pesquisa foi batizada de Ikkatsu [nome que, em japonês, significa “unidos como um só”]. Cada um dos aventureiros carrega um conjunto de habilidades específicas para o projeto, mas todos estão ansiosos para combinar ciência e aventura. Clique aqui para acessar o site oficial do projeto.
Assista a seguir o vídeo da primeira parte da expedição.
Ikkatsu Project – Phase 1 from Steve Weileman on Vimeo.
AVENTURA: Trio busca estudar as consequencias do tsunami
que aconteceu no Japão, em 2011, na costa isolada dos EUA
Em março de 2011, um terremoto com magnitude de 9 na escala Richter assolou a costa nordeste do Japão e gerou um tsunami que devastou cidades litorâneas próximas ao epicentro. A onda arrastou carros, casas e toneladas de outros resíduos, além de provocar mais de 15 mil mortes. Mais de um ano se passou, e a população caminha devagar para reconstruir as perdas e os danos que a tragédia causou.