Tudo o que você precisa ter nas costas durante uma viagem é o peso da mochila.
Há exatos dois anos, ao lado de Marcela Wanderley, estudante de rádio e TV, decidi cair na estrada com uma câmera compacta, até Ushuaia, conhecida como "a cidade do fim do mundo". Saí de São Carlos, interior de São Paulo, e encontrei minha parceira de viagem em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. De lá, viajamos de ônibus até Buenos Aires. Depois paramos em Rio Gallegos para trocar de veículo e seguimos até Ushuaia.
> DICA:
Faça o câmbio no Brasil e, por segurança, leve sempre um cartão de crédito. Nós levamos aqueles cartões Cash Passport, mas se torna inviável se precisar fazer saques, pois suas taxas são muito altas.
Dentro do ônibus pode ser um pouco entediante, e como a bateria do notebook não dura muito, o jeito é improvisar. Levamos o jogo de cartas UNO, que ajudou e muito! Durante toda a viagem, há um serviço de bordo, com almoço, jantar e até uma noite de bingo (perdemos no jogo, infelizmente).
O que realmente interessa em uma viagem como essa é saber se haverá bons lugares para fotografar — e com certeza um desses lugares se chama Ushuaia. Mesmo com ótimas câmeras no mercado que fazem praticamente tudo, fotografar vai além de equipamentos. Principalmente em fotos ao ar livre, em que você depende da natureza para obter a melhor luz. Diferentemente do que muitos pensam, a melhor imagem não vem daquele dia de céu azul com nuvens brancas.
Em lugares como o Ushuaia, tente fotografar em dias nublados, onde as sombram são mais suaves ou, então, espere por dias chuvosos — são ótimas ocasiões para conseguir aquela foto sem gastar com cartão-postal.
Existem vários passeios turísticos onde é possível fazer fotos incríveis. Um deles é o Canal de Beagle, que passa pelo Farol Les Eclaireurs e desembarca na Ilha Bridges. Do lugar podem se avistar pássaros e lobos marinhos. Quanto aos pinguins, eles migram para o norte no inverno. Recomendo uma parada na península Valdes, que fica 1359 quilômetros de distância de Ushuaia.
Ushuaia foi o primeiro destino internacional que fotografei profissionalmente. A experiência aconteceu anos atrás e até hoje tenho ótimos amigos que fiz durante a jornada. Sempre que sobra um tempo, faço questão de voltar para lá.
Para quem curte a vida outdoor, visitar "a cidade do fim do mundo" pode ser uma das melhores viagens a se fazer na América do Sul.
Para quem se interessar, este é um ótimo site: www.tierradelfuego.org.ar
Lucas Amorelli iniciou sua carreira em 2002, quando cursava publicidade e propaganda. Desde 2006 viaja pela Patagônia argentina e chilena. Em 2008 morou em San Carlos de Bariloche, onde aprimorou seu trabalho com grandes fotógrafos locais. É colaborador do Getty Images América Latina. No Facebook: www.facebook.com/lucasamorelliphotographer
RUTA 3: É uma rodovia na Argentina que liga, as províncias de Buenos Aires, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz, Tierra del Fuego, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul
Estreito de Magalhães
Paisagem montanhosa do sul da Argentina
Farol Les Eclaireurs durante o passeio no Canal de Beagle
(FOTO: Marcela W)
Ilha Bridges
Ilhas dos Pássaros (FOTO: Marcela W.)
Ilha dos Lobos Marinhos
Instagram: lucasamorelli