Aventura russa


(FOTO: superioradventure.com)

No sul da Sibéria, no lado russo, o lago Baikal é um mar de água doce, com 636 quilômetros de comprimento por 80 quilômetros de largura. É tão grande que, se todos os rios depositassem suas águas no Baikal, ele demoraria um ano para encher. É o maior lago em volume d’água do mundo e o mais profundo, chegado aos 1.680 metros.

Mas é na superfície, com mais de 30 mil quilômetros quadrados, que costumam acontecer as expedições mais interessantes. No inverno, ele congela e se torna uma pista quase infinita a cicloturistas dispostos a peitar baixíssimas temperaturas.

No verão (do hemisfério Norte) a aventura é melhor com caiaque. Um trio de remadores (o casal norte-americano Matt e Hannah Abbotts e a russa Anya Gleizer) pretende passar entre 50 e 70 dias pelo Baikal, para percorrer em torno de 1.600 quilômetros com seus caiaques em sentido anti-horário. Eles sairão de Irkutsk, a maior cidade à beira do lago, e vão navegar por baías remotas, tentando explorar a vida selvagem o quanto puderem, dentro e fora d’água. Posteriormente querem esticar a aventura para outros países, e estão registrando a saga no site a superioradventure.com.

Quem quiser saber mais pode ler o livro Kayak-Adventure in Siberia (em inglês), do aventureiro Detlev Henschel. Lançado este ano, na obra Detlev relata sua navegação solitária de 2 mil quilômetros pelo lago Baikal. Dave escreveu, entre outras aventuras, seu encontro com a máfia russa e ursos famintos. Compre a versão para Kindle por US$ 8 na amazon.com.