Volvo Ocean Race: último capítulo


HOMENS AO MAR: Equipe francesa Groupama, vencedora da Volvo Ocean Race 2012
(FOTO: Paul Todd)

Depois de agir estrategicamente para enfrentar temperaturas entre -5ºC e 40ºC, superar o drama das tempestades, eventuais falhas técnicas e lidar com a ansiedade e a restrição de sono, a equipe francesa Groupama se consagrou campeã da 11ª edição da Volvo Ocean Race, a maior regata volta ao mundo.

Na nona e última perna do campeonato (deslocamento transatlântico), que terminou em Galway, na Irlanda, a equipe Camper cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Mesmo assim, foram os franceses que mais comemoram. Apesar da segunda posição, eles abriram uma vantagem de 24 pontos, garantindo assim a vitória no quadro geral da competição.

A edição mais acirrada de todos os tempos, no entanto, ainda não acabou. Para definir o resto do pódio, as equipes precisam concluir a última regata portuária, que rola no próximo sábado (dia 7), na Irlanda, e que coloca fim aos nove meses de prova, depois de um percurso invejável de 39 mil milhas náuticas (exatos 72.228 quilômetros) por todos os continentes. Nesta última etapa, as equipes Camper, Puma e Team Telefónica (
na qual faz parte o único brasileiro na competição, Joca Signorin) brigarão pelo vice campeonato.