Interação natural

Arquitetura na natureza é mais interessante. Imagine um lugar no topo de uma cadeia de montanhas nevadas com uma vista alucinante, onde você pode passar a noite com o conforto. Ou então uma "toca" que é um escritório. Confira a seguir quatro projetos no mínimo curiosos:


(FOTOS: Francesco Mattuzzi, Marco Destefanis e Gughi Fassino)

1) Diferentemente de lodges de montanha, que costumam estar no meio do caminho de um trekking famoso, um abrigo no topo dos Alpes fica em lugar de dificílimo acesso, acima de qualquer acampamento base — e acima das nuvens. Montanhistas puristas poderiam julgá-lo invasivo. Mas antes dele só era possível pernoitar ali com uma boa barraca, e mesmo assim longe de qualquer conforto. Chamado New Refuge Gervasutti, o projeto foi concebido pelo escritório italiano de arquitetura LEAPfactory
, e a cabine pré-pronta foi içada ao topo da montanha por um helicóptero.

2) Sediada no Canadá, a Patkau Architects ganhou uma competição de design há alguns anos com esse projeto, no qual seis casas foram literalmente cravadas na reserva natural de Bear Run, na Pensilvânia (EUA).

3) O arquiteto holandês Frank Haverman foi quem idealizou – e colocou em prática – esse pavilhão de concreto submerso em St. Oedenrode, na Holanda. Uma rampa dá acesso a dois bancos com uma vista totalmente inusitada para a paisagem bucólica do lugar.

(FOTOS: René de Wit)

4) Na Espanha, o Ensemble Studio projetou o abrigo Truffle (ou Trufa), com paredes construídas de feno e concreto. Depois de recortado e moldado, o Truffle ganhou uma aparência totalmente rústica e inédita. Veja abaixo um vídeo curto que resume todo o processo de construção.

(FOTOS: Roland Halbe)

(Via dezeen.com)