Mas a escolha de Honnold foi por um bom motivo: no último fim de semana, ele se juntou a Tommy Caldwell – um dos escaladores big wall mais ativos da atualidade – para completar, em apenas um dia, a duríssima escalada conhecida como Tríplice Coroa. Na verdade, o feito consiste em três escaladas aos principais maciços do Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia: El Capitan, Half Dome e monte Watkins.
Foram mais de 70 cordadas enfrentando graus de dificuldade superiores a 9b (tabela brasileira). Da base da primeira via até o topo da última, eles gastaram 21 horas e 15 minutos. A dupla escalou o Watkins em 2h40min, o El Capitan em 6h45min e o Half Dome em 5 horas.
Dean Potter já havia concluído a Tríplice Coroa em um único dia, mas Tommy e Alex foram os primeiros a fazer isso em estilo livre, ou seja, sem utilizar acessórios para vencer os lances. Se a escalada por si só já é dificílima, descer rápido para estar o quanto antes na base do próximo paredão foi um desafio à parte.
DIA LONGO: Mal amanheceu e a dupla já havia escalado o El Capitan
(FOTO: Jeff Johnson)
Alex Honnold utilizou uma corda para escalar. Isso já poderia ser uma notícia, já que este norte-americano é o maior adepto da modalidade free solo, que consiste em escalar sem qualquer acessório de segurança.