O Billabong XXL 2012, evento de premiação dos melhores big riders do surf mundial, aconteceu na última sexta-feira (dia 04), na Califórnia. A brasileira Maya Gabeira conquistou o Women’s Performance pela quinta vez. E, com três prêmios em uma noite (Men’s Performance, Monster Tube e Ride of the Year), feito inédito no evento, o californiano Nathan Fletcher foi a grande estrela da noite.
Nesta temporada, os surfistas passaram por uma ondulação épica em Teahupoo, no Taiti. A carioca Maya, por exemplo, enfrentou o maior susto de sua vida ao tomar uma vaca no swell de 27 de agosto. “Já passei por vários perrengues no mar, mas nada parecido com esse. Dei sorte, pois o perigo era bater na bancada e apagar”, disse Maya a revista HARDCORE.
Ainda segundo a HARDCORE, além de Maya e Nathan, o surfista Garrett McNamara extrapolou os limites do tow-in ao descer uma montanha de 78 pés na praia do Norte, em Portugal, estabelecendo o novo recorde mundial, que pertencia a Mike Parsons (em fevereiro, publicamos uma reportagem sobre o tema. Leia mais aqui).
No Monster Paddle, quem se deu melhor foi o havaiano Dave Wassel, que pegou no braço uma bomba de 53 pés em Jaws, deixando para trás na disputa o brasileiro Danilo Couto, além de Jamie Mitchell, Ken "Skindog" Collins e Shane Dorian. Confira o vídeo com as ondas premiadas. >> Maya Gabeira (Women’s Performance)
>> Nathan Fletcher (Ride of the Year, Monster Tube e Men’s Performance)
>> Garrett McNamara (Biggest Wave e Verizon Wipeout)
>> Dave Wassel (Monster Paddle)
(Fonte: HARDCORE)