Mal de altitude?


Passando mal: Cory Richards recebendo ajuda médica no Everest

O topo do mundo voltou a ganhar destaque em sites especializados neste último fim de semana. O motivo? O resgate do fotógrafo e escalador norte-americano Cory Richards, com suspeita de embolia pulmonar, problema comum em grandes altitudes. Após passar mal, Cory foi levado de helicóptero, do acampamento base do Everest até Katmandu, no Nepal, onde está sendo examinado.

Cory foi o primeiro norte-americano a subir a montanha Gasherbrum II (8.035 metros), no Paquistão, durante a estação mais fria do ano. Ao lado de outros dois grandes montanhistas — o italiano Simone Moro e Denis Urubko, do Casaquistão –, Cory participou da primeira expedição bem-sucedida ao cume dessa montanha no inverno. Antes deles, houve 17 tentativas de conquistar o pico. A expedição se transformou em um documentário de sucesso, intitulado Cold, que faz um retrato pessoal e franco dos riscos e desafios da escalada em altitude em plena temporada fria.

Cory se recupera e, enquanto isso, esperamos que ele consiga retornar ao Everest a fim de terminar a temporada como esperado.