No paredão

Ninguém duvida que o big rider Garrett McNamara pegou uma baita onda gigante alguns meses atrás em Portugal. Mas será que foi mesmo a maior já surfada por alguém?

Por Meaghen Brown


GRANDEZA: Garrett McNamara pega a maior onda de sua vida, em Portugal

NOS ÚLTIMOS ANOS ANOS, O SANTO GRAAL do mundo do surf tem sido encontrar – e surfar – uma onda gigante que passe dos 30 metros de altura. No último mês de novembro, depois que um período de baixa pressão produziu swells enormes no oceano perto da costa de Portugal, o big rider norte-americano Garrett McNamara ganhou fama como o surfista que provavelmente mais se aproximou de um paredão de água que quase bate na casa dos 100 pés.

De acordo com seus patrocinadores, Garrett teria pego uma onda de 27 metros, derrubando assim o “recorde de maior onda já surfada” então pertencente a um colosso de água de 23,5 metros abocanhada pelo californiano Mike Parsons em 2008 em Cortes Bank – um pico em alto mar localizado a 160 quilômetros da costa de San Diego.

Nascido no Havaí, Garrett é conhecido por ser uma espécie de showman do surf de ondas grandes – ele já chegou a viajar para o Alasca em busca de ondas produzidas por erosões em geleiras. Desta vez, ele até que pegou leve, limitando-se a dizer apenas que sua onda era “consideravelmente maior” que várias outras nas quais já surfou, que tinham entre 18 e 21 metros. Mesmo assim, muita gente chiou. Ken “Skindog” Collins, outro famoso surfista de ondas gigantes, está convencido de que a declaração de Garrett, caso não seja um exagero, é no mínimo prematura.

“Aquela onda tinha 18 metros ou, no máximo, 20 metros”, diz Ken, que assistiu a vídeos de Garrett postados no YouTube e no site da CNN. “Eu, pessoalmente, não acho que tenha sido una onda de 27 metros. De qualquer forma, ele foi brilhante. Vamos descobrir o tamanho real da onda no XXL”, afirmou, referindo ao prêmio anual realizado nos Estados Unidos e que é considerado o Oscar dos big riders.

Apesar do tamanho oficial da onda só ser apresentado quando os premiados forem anunciados, resolvemos usar o método surpreendentemente rudimentar da Billabong, patrocinadora do prêmio, para entender melhor essa questão. Nossa conclusão? Apostamos todas as fichas em Garrett.

1. O MÉTODO
Bill Sharp, diretor do prêmio XXL, nos contou que seus juízes determinarão a altura da onda de Garrett McNamara usando ferramentas semelhantes a um compasso para medir o tamanho do surfista em uma fotografia. Daí descobrirão a distância entre a base da onda e seu pico, para depois calcular quantos Garretts cabem entre os dois pontos.

2. A CONVERSÃO
Fizemos o tal teste e concluímos que a onda atingiu a altura de 17 Garretts. Ao converter isso para metros, a Billabong irá tentar descobrir a altura de Garrett (1,77 metro em pé) surfando encurvado, que é como ele aparece na foto. Felizmente, para nosso propósito, Garrett sabe sua altura ao ficar encurvado: 1,52 metro.

3. A ESTIMATIVA
Nossa previsão se baseia no simples cálculo de multiplicar 17 Garretts por 1,52 metro, que resulta em uma onda de aproximadamente 26 metros – ou seja, temos mesmo um novo recorde.

4. A OBSERVAÇÃO
Por ter sido tirada de um penhasco de 27 metros, a imagem nos mostra mais face da onda do que se tivesse sido feita da areia. Essa diferença de altura pode dar a impressão de que a onda é maior do que na realidade.

>> Quem vai pro trono?
Ondas famosas, mas sem tamanho oficialmente confirmado

1998
Outside Log Cabins, Oahu
O havaiano Ken Bradshaw afirma ter surfado uma onda de 24 metros. As filmagens que mostram o surfista em ação não são conclusivas.

2007
Outer Spreckelsville, Maui
Brett Lickle reboca Laird Hamilton até ondas de, segundo Brett, no mínimo 24 metros.

2008
Cortes Bank, oceano Pacífico
No mesmo dia em que Mike Parson estabelece o recorde de 23,5 metros, o californiano Greg Long pega uma onda que, de acordo com o público presente, alcançava a marca de 27 metros.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de fevereiro de 2012)