No fundo da web

O que você acha de mergulhar por belas praias australianas sem nem sair de casa? Um missão impossível? Não para o Seaview, do Google, que pretende implantar câmeras subaquáticas em submarinos robóticos para mapear — entre 30 e 100 metros — a Grande Barreira de Corais da Austrália. Um protótipo, intitulado de Catlin Seaview Survey, foi lançado rencentemente em Cingapura.

O novo projeto segue o mesmo esquema do “Street View”, opção do Google Earth, mas debaixo d’água. Em parceria com o Catlin Group, a novidade da internet tem como objetivo permitir que cientistas estudem de uma maneira mais próxima os recifes e pradarias da região e, quem sabe assim, conscientizar o público sobre os efeitos das alterações climáticas sobre o recife.

Segundo o site doThe Wall Street Journal, o projeto terá início oficial em setembro de 2012. As filmagens serão postadas no site seaview.org. A página, aliás, já disponibiliza imagens, informações, notícias e até uma versão teste para que você saiba como o serviço vai funcionar quando estiver pronto.

Assista ao vídeo a seguir e entenda mais sobre este novo projeto.