O equilibrista


EM AÇÃO: Nik treina para o próximo desafio (FOTO: nikwallenda.com)

Na semana passada, o periódico canadense National Post informou que o equilibrista norte-americano Nik Wallenda
, de 33 anos, ganhou permissão para atravessar sobre a Horseshoe Fall, a queda mais alta das cataratas do Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá.

Nik tentava a liberação desse evento há alguns meses junto à comissão do Niagara Parks, que finalmente, há alguns dias, saiu a seu favor. Agora ele diz que treinará forte para se tornar a primeira pessoa a cruzar meio quilômetro de extensão num cabo de aço sobre a volumosa queda de mais de 50 metros de altura.

O retorno que o feito trará ao local foi um dos fatores decisivos para Nik ganhar a autorização. Mas, segundo a responsável pelo parque das cataratas, Janice Thomson, eles só analisarão propostas desse tipo a cada 20 anos. Mesmo porque não é todo dia que uma pessoa decide se arriscar dessa maneira por ali.

Nik vem de uma família circense. Seu bisavô, Karl Wallenda, é um lendário equilibrista, que morreu durante uma apresentação em Porto Rico, aos 73 anos. Mas ele descarta que algo possa dar errado em seu novo desafio no Niágara, que deverá ser realizado na metade deste ano, durante o verão no hemisfério norte e transmitido pelo canal Discovery.

“Será um grande desafio, mas nada chocante”, disse em entrevista ao National Post.

Veja a seguir sua travessia de bicicleta sobre um cabo de aço em Nova Jersey (EUA), que entrou para o Guiness Book como a mais alta e mais longa feita dessa maneira.