Depois de diversas temporadas em El Chaltén, na Argentina, e desafios de escalada em rocha de alta montanha pelo mundo inteiro, o escalador norte-americano Colin Haley, de 27 anos, confirmou presença na 1ª Semana Brasileira de Montanhismo. O evento, que reunirá palestras, debates e outras atrações, no Rio de Janeiro, marca a celebração do esporte e dos 100 anos de sua chegada ao Brasil, com a conquista do Dedo de Deus, em Teresópolis. O evento terá o apoio da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).
Simultaneamente, haverá o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, além de outros eventos paralelos, como uma exposição de fotos que contará a trajetória do montanhismo brasileiro, clínicas e workshops de temas variados.
Colin Haley confirma presença na 1ª Semana Brasileira de Montanhismo
A semana acontece entre os dias 23 de abril e 1º de maio. A escaladora Kika Bradford está à frente do projeto, que será realizado no Rio de Janeiro, cidade que é o maior centro de escalada em área urbana do mundo. "Colin, além de um grande escalador, é um montanhista que preza a ética e o estilo. Sua visão sobre como escalar uma montanha ressalta os mais profundos princípios de responsabilidade, autonomia e ética do montanhismo tradicional", diz Kika.