Tour de France confirma subida inédita de Montmartre em Paris

Por Velo/Outside USA

Como é o treinamento de um ciclista para o Tour de France
Pelotão na Place de la Concorde em Paris durante a última etapa do Tour de France 2017. Foto: Shutterstock

Organizadores do Tour de France adicionam trecho da escalada usada nas Olimpíadas de 2024 ao tradicional circuito de chegada, quebrando o padrão da clássica etapa para velocistas.

+ 5 motivos para você fazer uma prova de bike no Rocky Mountain Games
+ Tour de France e Tour de France Femmes terão largadas no Reino Unido em 2027

Os organizadores do Tour de France confirmaram uma reviravolta ousada no formato consagrado da 21ª etapa.

Após muitos rumores sobre mudanças em andamento, a ASO (Amaury Sport Organisation) anunciou nesta quarta-feira (14) que a icônica subida de Montmartre fará parte da etapa final, em Paris, da edição deste verão europeu da prova.

“Para marcar os 50 anos da primeira chegada final na Champs-Élysées, e um ano após a emoção e os aplausos da prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o pelotão voltará à capital por um percurso que passará pelas alturas de Montmartre”, informou um comunicado à imprensa.

“O ano de 1975 foi um ponto de virada na história do Tour de France, com a introdução da camisa de bolinhas, da camisa branca para o melhor jovem e, pela primeira vez, da chegada final na Champs-Élysées. Depois do Parc des Princes e do velódromo da Cipale, a maior corrida do mundo finalmente encontrou um palco à altura para seu grand finale e para celebrar seus campeões.”

Como será essa etapa? Aguardem cenas dos próximos capítulos

A ASO confirmou nesta quarta-feira que os detalhes completos do percurso da 21ª etapa serão divulgados no dia 21 de maio.

Por enquanto, ainda não está claro se o percurso comemorativo incluirá de fato a chegada em sprint coletivo na Champs-Élysées.

A famosa avenida parisiense é considerada o “campeonato mundial dos velocistas” e um dos finais mais sagrados do ciclismo.

No entanto, reportagens divulgadas no mês passado pelo site Sortir à Paris sugerem que o pelotão pode dar três voltas em torno de Montmartre antes de cruzar a cidade rumo à Champs-Élysées.

A inclusão dessa subida moderada na capital francesa antes da tradicional descida até a avenida mais famosa de Paris promete incendiar um formato de etapa que alguns já consideram desgastado.

“Os ciclistas subirão a colina de Montmartre e passarão sob a Basílica do Sacré-Cœur antes de disputarem uma etapa que pode romper com as tradições estabelecidas nos últimos 50 anos no coração da capital”, disse a ASO nesta quarta-feira.

A subida de 1 km em Montmartre ganhou destaque no último verão europeu, quando seus paralelepípedos lisos se tornaram o ponto de ataque das provas olímpicas de estrada, tanto no masculino quanto no feminino.

A novidade, no entanto, não estará presente no Tour de France Femmes, que terminará nos Alpes franceses, na região norte da cordilheira.

O Tour de France masculino de 2025 largará de Lille no dia 5 de julho e terminará em Paris no dia 27 de julho.