Malacara Race: Mundial de Corrida de Aventura dá a largada na Chapada da Diamantina

Por Redação

Campeões da Malacara Race garantem uma vaga na grande final do circuito mundial da ARWS, que será realizada no Canadá, em setembro. Foto: Divulgação.

Os melhores atletas de corrida de aventura do mundo já estão na trilha da Malacara Race, a etapa brasileira do circuito mundial da Adventure Racing World Series (ARWS).

A competição reúne mais de 150 atletas, de 14 nacionalidades, em um percurso autossuficiente de aproximadamente 500 quilômetros, que atravessa trilhas, rios e serras do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.

Veja também
+ Costa dos Coqueiros: um roteiro de bicicleta pelo litoral norte da Bahia
+ Henrique Avancini escolhe o quintal de casa para abrir nova temporada de ‘Expedições’
+ Capitã, mãe e multiatleta: Camila Nicolau entra para o Hall da Fama da Corrida de Aventura

Organizada pela ARWS, a prova desafia os participantes com modalidades como trekking, canoagem, mountain bike e técnicas verticais.

As equipes se orientam exclusivamente com mapas topográficos e bússolas — o uso de GPS é proibido. O trajeto inclui postos de controle e áreas de transição, onde a organização transporta os equipamentos e provisões dos atletas.

“Queremos resgatar a imagem da Chapada Diamantina como um dos melhores lugares do mundo para a prática da corrida de aventura”, afirmou Arnaldo Maciel, diretor da prova, em depoimento para o Jornal da Chapada. A última corrida de aventura dessa magnitude na região aconteceu há 23 anos.

CEO da ARWS, Heide Muller, está no Brasil para acompanhar de perto a etapa. A equipe vencedora garante uma vaga na grande final do circuito mundial, que será realizada no Canadá, em setembro.

A largada foi realizada no último domingo (4) no Mercado Cultural de Lençóis e o primeiro trecho já foi marcado por 35 km de trekking em terreno acidentado, com subidas e descidas íngremes. “Essa primeira etapa já dá o tom da prova: aqui, o maior adversário é o próprio terreno”, comenta Benito Brocca, também diretor da Malacara Race.

Entre os destaques da prova está a equipe Brazil Multisport, terceira colocada no ranking mundial. Formada por Camila Nicolau e Guilherme Pahl, locais do Vale do Capão, além de Jay Jantaraboon e Jonas Junckes, o time é uma das principais esperanças de pódio do Brasil no circuito.

Outros fortes concorrentes são a equipe Estonian ACE La Sportiva, da Estônia, atual quarta colocada no ranking global, e a BOA Brasil Outdoor Adventure, nona no mundo e atual líder do ranking sul-americano.

A corrida pode ser acompanhada pelo canal oficial @malacararace no Instagram.