“Além do desafio de fazer o trajeto de forma autônoma e sustentável, apenas com o auxílio de um GPS, queríamos constatar as mudanças positivas que uma viagem de bicicleta promove junto às pessoas”, publicaram no site oficial da expedição Para Ricardo, que sempre foi apaixonado por esportes, “qualquer viagem dos sonhos está apenas a duas rodas de distância”. Filomena é atleta da corrida de aventura e viaja de bicicleta desde 2005. Segundo a dupla, o itinerário foi planejado para ser feito durante um mês inteiro, sendo que eles aumentavam a distância do trajeto à procura de lugares para acampar ou reabastecer o estoque de alimento.
Utilizando a Carretera Austral, Riardo e Filomena chegaram aos cartões-postais da Patagônia, como o lago General Carrera, ao Parque Nacional Los Glaciares e a El Chaltén. Tiveram muitos contratempos (veja no vídeo abaixo), mas a recompensa foi maior do que esperavam. “A cada quilômetro há uma história para contar”, diz Ricardo. “O tempo não voa quando se viaja dessa forma. Pelo contrário, ele para.”
Quem se animou com a história pode assistir ao vídeo final sobre a viagem, a seguir.
NA CARRETERA AUSTRAL: 2.200 quilômetros de pura vida
Durante 21 dias, entre novembro e dezembro do ano passado, os portugueses Ricardo Mendes, 38, e Filomena Gomes, 42, decidiram pedalar pouco mais de 2.200 quilômetros pela Patagônia e Terra do Fogo.