No último sábado (23), um grupo de escaladores pendurou uma enorme bandeira dos Estados Unidos de cabeça para baixo no topo do icônico El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia (EUA).
Segundo o jornal San Francisco Chronicle, o gesto foi um protesto contra os cortes massivos de empregos que estão afetando um grande número de trabalhadores dos Parques Nacionais do país.
Veja também
+ La Vuelta al Mundo: Felipe Camargo encadena a via mais sinistra da Colômbia
+ Paraquedas de base jumper falha e atleta sobrevive após ficar horas pendurada em penhasco
+ Trekking e Asa Delta: as novidades do Rocky Mountain Games 2025 em Atibaia
Além disso, um ex-funcionário demitido do Serviço Nacional de Parques de Yosemite fez um rapel no El Capitan para protestar contra os cortes, conforme relatos no site Explorersweb e na rede social X.
O El Capitan teve um número particularmente alto de visitantes naquele dia, já que muitos turistas foram ao parque na esperança de testemunhar o famoso fenômeno da “cascata de fogo”.
Este fenômeno acontece quando o sol poente ilumina a cachoeira Horsetail Falls, no lado leste do El Capitan, fazendo com que a água pareça fogo em queda livre.
Esse espetáculo natural só acontece no final de fevereiro, quando a posição do sol em relação à cachoeira está perfeita.
Os manifestantes disseram ao San Francisco Chronicle que estavam exercendo seu direito à liberdade de expressão.
Seu objetivo era chamar pacificamente a atenção para o fato de que “as terras públicas nos EUA estão sob ataque” e informar os visitantes do parque sobre a gravidade da situação.
De acordo com a agência Associated Press, o governo Trump demitiu 1.000 funcionários do Serviço Nacional de Parques como parte de um amplo esforço para reduzir o tamanho do governo.
No entanto, a agência também informou que a pressão pública levou o governo federal a restaurar algumas dessas posições.
Recentemente, o Serviço de Busca e Resgate do Parque Nacional de Denali sofreu cortes severos, o que pode deixar a área com apenas seis socorristas para cobrir uma extensão de 2,4 milhões de hectares.