É o fim da linha para a série do Tour de France da Netflix sobre os bastidores do ciclismo profissional de elite e do campeonato.
+ Quem é o alpinista que pretende escalar o Everest em menos de 24 horas — sem oxigênio suplementar
+ Ex-campeã mundial de ciclismo Van den Broek-Blaak anuncia aposentadoria ao esperar segundo filho
Os executivos da Netflix confirmaram nesta quinta-feira (13) que a terceira temporada da série Tour de France: No Coração do Pelotão — com lançamento previsto para junho — será a última edição do documentário nos bastidores da competição.
Em comunicado, a Netflix França explicou que a decisão marca a conclusão “natural” do projeto.
“Esta será a última temporada da série. Após três temporadas, estamos naturalmente chegando ao fim deste ciclo”, afirmou a nota da plataforma de streaming. “Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado e da recepção do público à série documental, que nos permitiu oferecer uma nova perspectiva sobre esta competição lendária. A Netflix França continuará explorando novos territórios no mundo do esporte.”
O anúncio foi feito após uma reportagem do jornal Le Parisien, publicada mais cedo nesta quinta-feira, sugerir que a Netflix não tinha planos de retomar as filmagens nesta temporada para produzir uma nova edição da série.
Fontes citadas pelo Le Parisien indicaram que equipes e organizadores estavam se perguntando o que estava acontecendo, já que não haviam recebido contato dos produtores da Netflix.
“Normalmente, no final de janeiro, já somos contatados pela Netflix para filmagens na primavera com alguns de nossos ciclistas. Desta vez, não recebemos uma única ligação”, disse ao jornal uma fonte de uma equipe francesa.
Apesar de revelar os bastidores, as tensões e as personalidades do ciclismo profissional masculino de elite, outra fonte afirmou que estava se tornando um desafio manter a série interessante e envolvente.
“Francamente, é complicado para a Netflix se reinventar a cada ano”, disse a fonte ao jornal francês. “Ainda estamos em um esporte repetitivo: ônibus, corrida, ônibus, hotel, dormir e repetir no dia seguinte.
“E com Pogačar dominando tudo, manter o suspense parece complicado.”
Tour de France Femmes pode ser o próximo foco
A derrota de Demi Vollering para Kasia Niewiadoma no Tour de France Femmes foi uma das histórias mais dramáticas de 2024.
Quando o projeto foi anunciado há alguns anos, muitos dentro do pelotão esperavam que ele impulsionasse o Tour de France e suas diversas narrativas e dramas para o grande público.
Havia expectativas de que a série teria um impacto semelhante ao de Drive to Survive (Dirigr Para Viver) na Fórmula 1.
Segundo o Le Parisien, os números de audiência da segunda temporada foram considerados “médios”, o que pode ter sido um fator determinante para a decisão da Netflix.
A reportagem também sugeriu que a plataforma pode mudar o foco para documentar o Tour de France Femmes avec Zwift.
A terceira temporada de Tour de France: No Coração do Pelotão será lançada antes da edição deste ano da corrida, com prováveis destaques para a temporada dominante de Tadej Pogačar e os feitos históricos de Biniam Girmay e Mark Cavendish nos sprints.