Um adolescente de 18 anos enfrentou frio intenso e fome ao passar três dias perdido no Parque Nacional do Monte Barney, no sudoeste de Brisbane, Austrália. Nathaniel Green se alimentou de um pacote de balas, uma barrinha de cereal e água de um riacho próximo no período em que esteve sozinho na trilha. As informações são da ABC News.
+ Escalador cai de uma altura de 30 metros e sobrevive após resgate nos EUA
+ Diante do incontrolável: brasileiro encara swell histórico em Nazaré
O “perrengue” começou como uma simples trilha para ver o nascer do sol na quinta-feira, 30 de janeiro. “Na quinta-feira de manhã, subi [a montanha] para ver o sol nascer, mas meu celular ficou sem bateria e eu fiquei sem água. Foi aí que me perdi”, contou o jovem à emissora.
Sem um GPS funcional e sem experiência prévia em navegação na montanha, ele tentou descer pelo que acreditava ser o caminho certo, mas logo percebeu que estava ainda mais longe da trilha principal.
Sozinho e “completamente esgotado”, ele seguiu o fluxo de um riacho, a única fonte de água disponível. Para se proteger das noites geladas, improvisou um abrigo.
Na sexta-feira à noite e na manhã de sábado, Green avistou helicópteros de resgate sobrevoando a área. Foi quando decidiu que precisava buscar um ponto mais alto para aumentar suas chances de ser visto.
“Eu gritei, e alguém me ouviu. Chamaram o resgate para mim”, relembra. “Não sei quem foi, mas essa pessoa provavelmente salvou minha vida.”
A operação de resgate mobilizou voluntários, helicópteros e membros da comunidade. Felizmente, Green foi encontrado sem ferimentos no sábado pela manhã.
Green admite que não era um trilheiro experiente e os três dias perdido deixou um aprendizado. “Acho que isso ficou bem óbvio pelo fato de eu ter ficado preso na montanha”, disse ele, rindo.