As principais dúvidas da internet sobre mountain bike respondidas

Por Seb Stott*

mountain bike
Foto: Reprodução / Taj Mihelich / PinkBike.

É fácil se perder em uma bolha de informações. Muitas vezes, mergulhamos nos detalhes técnicos de uma mountain bike, desde sistemas de suspensão até a flexibilidade do quadro. Mas quais são as dúvidas mais comuns das pessoas sobre MTB fora deste universo especializado? Respondemos abaixo:

1. Qual é a melhor mountain bike para iniciantes?

A que você puder pagar. Não deixe a obsessão dos ciclistas experientes por tecnologia fazer você pensar que precisa de todos os recursos mais recentes para se divertir. Se você é novo no esporte, receber conselhos e suporte pós-venda de uma loja local pode ser muito valioso. Por outro lado, se estiver disposto a correr mais riscos e fazer sua própria pesquisa, bikes usadas ou compradas diretamente do fabricante costumam ter preços mais acessíveis.

Se você tiver condições, uma mountain bike moderna ajudará a aumentar a confiança e oferecerá mais espaço para evolução. Mas se o investimento for alto demais considere uma hardtail. Foto: Mike Kazimer / PinkBike.

Você pode ouvir que é obrigatório começar no mountain bike com uma hardtail porque isso ensina melhores habilidades. Na verdade, ensina habilidades diferentes. As hardtails são a melhor opção para quem tem um orçamento apertado, pois as full suspensions mais baratas costumam ter muitas limitações e não são recomendadas. Se o seu orçamento for maior, uma boa bike de trilha com 130 a 160 mm de curso de suspensão e geometria moderna ajudará a aumentar sua confiança (e com isso, suas habilidades) mais rápido e com menos dificuldades do que as hardtails instáveis que muitos de nós aprendemos a pedalar. Escolha uma bike adequada aos tipos de trilhas que você pretende percorrer com mais frequência, mas que também tenha capacidade para enfrentar terrenos mais desafiadores conforme suas habilidades melhoram.

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2. Quanto custa uma boa mountain bike?

Você definitivamente não precisa gastar uma fortuna para ter uma bike que ofereça um ótimo desempenho. Para uma hardtail de entrada básica, planeje um orçamento de cerca de R$ 3.500 para um modelo que permita encarar trilhas de verdade. Se você quer uma full suspension que satisfaça um ciclista realmente apaixonado pelo mountain biking, o melhor custo-benefício geralmente está em torno de R$ 10 mil para uma nova. Quanto mais você puder investir até esse valor, melhor será a bike que conseguirá, mas abaixo desse patamar, os benefícios começam a diminuir.

3. Como faço a manutenção da minha muntain bike?

– Lave-a sempre que estiver suja.
– Limpe e lubrifique a corrente após cada pedalada. Depois de lavar a bike, passe um pano seco para remover sujeira e umidade, e aplique um lubrificante específico para correntes de mountain bike.
– Verifique a calibragem dos pneus antes de cada pedalada (veja a questão 8).
– Faça regularmente uma “verificação em M”, inspecionando parafusos soltos, folgas ou peças desgastadas. Comece pela roda traseira, verificando o freio, pneu, eixo e câmbio; depois, passe para o selim e o canote; em seguida, confira as pedivelas, movimento central e pedais; depois o cockpit e o headset; e por fim, a roda dianteira e o freio. Essas cinco áreas formam um “M”, facilitando a memorização.
– Faça a manutenção da suspensão e a sangria dos freios pelo menos uma vez por ano.

As hardtails são uma opção econômica, mas a maioria dos mountain bikers prefere full suspension. Foto: Mike Kazimer / PinkBike.
4. Quais são os benefícios de uma full suspension em relação a uma hardtail?

O benefício mais óbvio de uma bike full suspension é que ela absorve os impactos em terrenos acidentados, tornando mais fácil pedalar rápido sem ser jogado para fora da linha ou sentir cada solavanco. Além disso, oferecem mais aderência, pois as rodas permanecem em contato com o solo de forma mais consistente. Hoje em dia, a maioria dos ciclistas sérios e competidores usa bikes full suspension em todas as modalidades, desde downhill até cross-country. Até mesmo algumas gravel bikes agora contam com suspensão. Por outro lado, as hardtails costumam ser muito mais baratas — ou oferecem componentes e quadros de melhor qualidade pelo mesmo preço — tornando-se a melhor opção para quem tem um orçamento apertado. Além disso, há menos peças que podem dar problema e não há pivôs ou amortecedores traseiros para manutenção. Em uma comparação direta, as hardtails geralmente são mais leves e transmitem um pouco mais da potência do pedal para o solo, tornando-as ligeiramente mais rápidas em subidas suaves (por isso ainda são usadas ocasionalmente em competições de cross-country com terrenos menos técnicos). Além disso, algumas pessoas simplesmente preferem o desafio de pedalar sem suspensão traseira.

5. Como escolher o tamanho certo do quadro?

Hoje em dia, a maioria dos fabricantes oferece um guia de tamanhos na aba de geometria de seus sites, o que serve como um bom indicativo para a maioria dos ciclistas. Muitas vezes, há uma faixa de altura do ciclista que se sobrepõe entre dois tamanhos. Nesse caso, escolha um tamanho menor se quiser uma bike mais ágil ou um tamanho maior se preferir mais estabilidade em altas velocidades.Para mais detalhes, tente agendar um teste ou converse com o fabricante para obter uma recomendação personalizada.

6. Quais são os melhores upgrades para minha mountain bike?

Isso depende dos componentes que sua bike já possui, mas algumas atualizações comuns que fazem grande diferença sem custar uma fortuna incluem:

– Manoplas e selim mais confortáveis, que se ajustem melhor ao seu corpo;
– Pneus tubeless adequados ao tipo de pedal que você faz com mais frequência;
– Um canote retrátil (dropper post), caso sua bike ainda não tenha um.

Freios melhores também podem aumentar muito sua confiança, mas nem sempre é necessário investir em um conjunto completo. Discos maiores (com maior diâmetro ou mais espessura) e pastilhas novas (sinterizadas para clima úmido) podem melhorar bastante a potência e a consistência da frenagem.

7. Qual é a diferença entre bicicletas de cross-country, trail, enduro e downhill?

Cross-Country: As provas de cross-country geralmente são decididas nas subidas, então essas bikes são projetadas para oferecer desempenho eficiente ao subir, com mínimo peso e suspensão eficaz. Os modelos modernos possuem entre 100 e 120 mm de curso de suspensão e podem pesar apenas 11 kg. As descidas também são importantes, especialmente no cross-country moderno, então essas bikes costumam ter canotes retráteis e ângulos de direção mais relaxados, mas a geometria ainda é menos estável do que a das bikes de trail. Além disso, o guidão tende a ser mais baixo. Quase todas as bikes de XC modernas têm rodas de 29 polegadas.

Trail: Não é uma modalidade de competição, então as bikes de trail são projetadas para serem divertidas. Devem ser leves o suficiente para que as subidas sejam prazerosas, mas com um foco maior na capacidade de descida. Elas normalmente têm entre 130 e 150 mm de curso de suspensão, tornando-as bem capazes em trilhas técnicas, sem serem excessivamente pesadas em terrenos mais fluidos. A maioria tem rodas de 29 polegadas, mas recentemente muitas passaram a ter roda traseira de 27.5 polegadas ou a opção de usar ambas as configurações.

Enduro: Podem se parecer com bikes de trail, mas são muito mais voltadas para descidas. Nas competições de enduro, apenas as descidas são cronometradas, então o desempenho nas subidas é menos prioritário (embora algumas bikes de enduro subam surpreendentemente bem). Elas têm entre 160 e 180 mm de curso de suspensão, pneus mais robustos, freios potentes e componentes reforçados. Muitas pesam mais de 16 kg. Algumas possuem rodas de 29 polegadas na frente e atrás, enquanto outras têm roda traseira de 27.5 polegadas. Muitas podem aceitar ambas as configurações.

Downhill: São projetadas exclusivamente para descidas e não para pedalar morro acima. Possuem pelo menos 200 mm de curso de suspensão, garfos duplos (dual crown) e uma relação de marchas mais fechada. Como não precisam de canote retrátil ou cassete de ampla faixa de marchas, muitas vezes não são mais pesadas do que as bikes de enduro. Nos últimos anos, a maioria passou a usar rodas mistas (29 polegadas na frente, 27.5 atrás), embora algumas ainda aceitem 29 polegadas em ambas as extremidades.

As modalidades de mountain bike formam mais um espectro do que categorias completamente distintas. É perfeitamente possível usar uma bike de trail para um pedal de cross-country e vice-versa. Além disso, existem subcategorias criadas de forma bem-humorada para preencher as lacunas entre essas modalidades, como o “downcountry” (uma mistura entre trail e XC) ou “all-mountain”, que se encaixa entre trail e enduro.

Todo mundo vira especialista quando o assunto é a pressão ideal dos pneus. Foto: Mike Kazimer / PinkBike.
8. Qual pressão de pneus devo usar na minha mountain bike?

Isso varia de acordo com o peso do ciclista, a construção do pneu, o terreno e o estilo de pilotagem. Mas um bom ponto de partida é ignorar as pressões indicadas na lateral do pneu—geralmente, elas representam o máximo suportado, e não uma recomendação. A maioria dos ciclistas deve começar com pressões entre 20 psi e 30 psi.

– Use uma pressão mais baixa se você for mais leve, menos confiante ou estiver pedalando em terrenos escorregadios.

– Use uma pressão mais alta se você for mais pesado, estiver pedalando agressivamente ou se a trilha for muito rochosa.

– Normalmente, é recomendável colocar cerca de 3 psi a mais no pneu traseiro do que no dianteiro, pois ele suporta mais peso.

Use um medidor de pressão para verificar os pneus antes de cada pedal e faça testes para encontrar o ajuste ideal para você. O importante é manter a menor pressão possível sem que o pneu comece a dobrar nas curvas ou que você sinta a roda batendo no aro ao passar por pedras.

9. Como consertar um furo no pneu no meio da trilha?

– Opção 1: Se for um pneu tubeless, encontre o furo e insira um macarrão de reparo no buraco. Depois, corte o excesso. Quando chegar em casa, vale a pena colar um remendo por dentro do pneu para garantir um reparo duradouro. Só não se esqueça de limpar bem antes de aplicar o remendo.

– Opção 2: Se a opção 1 falhar ou o pneu não for tubeless, coloque uma câmara de ar para conseguir voltar para casa. Depois, você pode consertar o pneu ou a câmara com um kit de reparo.

– Opção 3: Se não tiver uma câmara extra, retire a câmara furada e localize o vazamento inflando-a com uma bomba. Use um kit de remendos para consertar o furo.

– Opção 4: Pegue uma câmara emprestada de um amigo em troca de algumas cervejas no futuro.

– Opção 5: Desista. Chore. Caminhe para casa. Chegue tarde. Chore mais um pouco.

10. Como melhorar minhas habilidades técnicas no mountain bike?

– Pedale mais.
– Faça um curso com um treinador especializado.
– Pratique um trecho curto da trilha várias vezes seguidas.
– Peça para seus amigos filmarem você pedalando para identificar onde melhorar.
– Assista às séries de bike
– Pedale mais.

*PinkBike