Um estudo recente sobre o mercado de apostas apresentou resultados impressionantes. Estima-se que este setor atinja os US$ 89 bilhões em 2029. Por qual razão é possível um mercado crescer tanto com números tão elevados? Bem, é isso que vamos explicar. Certamente que o fato de ser um universo que conhece os utilizadores e disponibiliza apostas para todo o tipo de pessoas, incluindo amantes de BTT, é um fator, mas não é só isso.
O lançamento da primeira casa de apostas no final do século XX marcou uma viragem significativa para este setor, uma vez que mais indivíduos poderiam agora fazer parte do entretenimento a partir de qualquer lugar. E que abrange quase todas as nações. Por exemplo, agora pode jogar em casas de apostas no Brasil com apenas um simples toque num botão – não é preciso chegar a um local físico para aceder ao entretenimento. Esta é parte da razão pela qual o setor está a crescer exponencialmente.
Leia também
+ Tadej Pogačar garante o maior contrato da história do ciclismo
+ Por que o Ozempic pode ser o próximo doping
+ De contrato novo, Tota Magalhães disputará o WorldTour em 2025
Onde tudo começou
1992. Centrebet – esta foi a primeira casa de apostas online. Foi ela que abriu portas para hoje em dia ser possível apostar em futebol ou esportes de bicicletas a partir do conforto do seu sofá. Esta plataforma utilizou uma licença emitida na Austrália (bem longe daqui) e prosperou no mercado. Claro que ainda estava longe de ser o que é hoje. Imagine o Teris e o Call of Duty. A casa de apostas de 1992 tinha os gráficos do Tetris e as casas de apostas atualmente têm os gráficos do Call of Duty.
A era da internet
Se já está no mercado há tempo suficiente, pode concordar que operar sem um website está a tornar-se quase impossível para as empresas que desejam ter sucesso a longo prazo. Imagine a dor de não alcançar novos públicos só porque não tem um website, uma vez que 81% dos compradores pesquisam agora online antes de comprar. A Internet trouxe novas formas de interagir com os clientes e a indústria das casas de apostas não ficou de fora.
Na verdade, alguns especialistas afirmam que as pequenas empresas com websites tendem a ter um desempenho duas vezes melhor do que aquelas que não têm. A melhor parte das plataformas online é que pode compreender os clientes mais do que no passado. Lembre-se que vivemos numa época em que os dados se tornaram o novo ouro.
E no setor das apostas, onde os negócios se tornaram extremamente competitivos, pretende garantir que os seus esforços o colocam sempre à frente dos concorrentes.
O poder da personalização
À medida que os jogadores interagem com a sua plataforma, pode determinar as suas preferências, estilos de jogo e muito mais. Estas informações são úteis ao adaptar experiências. Existem milhares de esportes disponíveis nas casas de apostas, e encontrar um adequado pode ser bastante complicado. Nada se compara a uma plataforma que compreende os clientes e recomenda jogos que se alinham perfeitamente com as suas preferências.
Afinal, quem não adoraria uma experiência destas? Na verdade, segundo a Forbes, quatro em cada cinco clientes querem encontros personalizados. E se fornecer isso, poderá ver a receita aumentar 10 a 15%, de acordo com a McKinsey & Company. Vários operadores já estão a seguir este caminho para aumentar a satisfação do cliente, melhorando assim as taxas de retenção.
Os bônus e os diferentes esportes disponíveis
Embora os bônus não sejam estranhos à indústria das casas de apostas, têm vindo a evoluir desde tempos imemoriais. Estas vantagens permitem aos jogadores experimentar novos jogos, aprender novas habilidades num ambiente livre de riscos e assim por diante.
Suponhamos que pretende comprar um frigorífico e identificou duas marcas: uma oferece o produto com portes grátis e a outra não. Qual dos dois preferirá? Provavelmente aquele com oferta de portes grátis. É algo semelhante com os bónus de apostas. A Alpine IQ afirma que cerca de três quartos dos consumidores dão prioridade às empresas com programas de fidelização em detrimento daquelas sem.
Mas nem só de bónus se faz o marketing. As casas de apostas conhecem os clientes e não se limitam a disponibilizar apostas em futebol. Um mercado crescente muito interessante é o das competições de bicicletas. Há imensas competições de BTT, entre outras, e as casas de apostas viram aqui uma oportunidade. Estima-se que este mercado atinja os 2% do total das apostas. Parece um número pequeno, mas não nos podemos esquecer que há muitos esportes mais conhecidos nos quais as pessoas se sentem mais confiantes em apostar. Aliás, uma das dicas de jogo responsável é que deve apostar no esporte que melhor domina.
Para concluir
Faz muito sentido esperar que a indústria das apostas cresça. Bem, se considerarmos os avanços recentes e os esforços dos operadores para se destacarem, só podemos chegar a uma conclusão – o setor das casas de apostas está pronto para crescer.