Trilheiro é resgatado com vida após 13 dias desaparecido na Austrália

Por Redação

Hadi Nazari alega ter comido apenas duas barras de cereais durante o período em que ficou desaparecido. Foto: Reprodução / New South Wales Police.

O trilheiro Hadi Nazari, de 23 anos, foi encontrado com vida depois de ficar desaparecido por 13 dias no Parque Nacional Kosciuszko, uma região montanhosa de New South Wales, Austrália.

Ele foi resgatado próximo ao local conhecido como Blue Lake, após gritar por socorro, informaram as autoridades locais. Ele estava a cerca de 10 km de um posto de comando de busca e resgate local.

Veja também
+ Capitã, mãe e multiatleta: Camila Nicolau entra para o Hall da Fama da Corrida de Aventura
+ Por que o Ozempic pode ser o próximo doping
+ Eremita que vivia sozinho em Budelli morre após 30 anos como guardião da ilha italiana

“Ele estava bem, alerta, capaz de falar”, disse o Superintendente da Polícia de New South Wales, Andrew Spliet, na coletiva de imprensa. “Mas obviamente ele está sendo avaliado pelos profissionais de saúde e veremos o que acontecerá.”

Nazari se reuniu brevemente com familiares e amigos antes de ser transportado de ambulância para o Hospital de Cooma.

O jovem desapareceu no dia 26 de dezembro depois de se separar de dois amigos para tirar fotos no Parque Nacional Kosciuszko. Eles o viram pela última vez descendo a trilha Hannels Spur, uma das mais desafiadoras da Austrália.

Região onde o jovem sumiu é de difícil acesso. Foto: Reprodução / New South Wales Police.

“Se você sair da trilha, o terreno é muito difícil”, disse Doug Chatten, um guia local, em depoimento à Australian Associated Press no início desta semana. “Não é uma caminhada fácil, isso é certo… seria uma difícil de encontrar uma pessoa ali.”

De acordo com relatos, Nazari é um trilheiro experiente, e seus amigos começaram a se preocupar imediatamente quando ele não voltou para o acampamento.

Eles alertaram as autoridades do parque de seu desaparecimento na tarde do dia 26. Desde então, as buscas não pararam, com a ajuda de mais de 300 buscadores voluntários e profissionais.

O sresgatistas encontraram lixo e bastões de caminhada que acreditavam pertencer a Nazari no dia 31 de dezembro. No dia 5 de janeiro, encontraram uma bolsa de câmera, uma câmera, um isqueiro e uma fogueira perto do Rio Geehi.

À medida que os dias passavam, a equipe de resgate começou a perder a esperança de encontrar o estudante da Universidade de Melbourne com vida. A desidratação e a radiação UV do verão australiano eram preocupações extras.

“Este é um resultado incrível”, disse o Inspetor Josh Broadfoot, do Distrito Policial de Riverina, após agradecer aos trabalhadores voluntários de busca e resgate.

Os detalhes da provação de Nazari são escassos, mas ele fez uma breve declaração aos oficiais logo após seu resgate. Nela, ele afirmou ter encontrado uma cabana onde se abrigou.

Na cabana, havia duas barras de cereais — a única coisa que ele havia comido durante os 13 dias em que ficou perdido.