O californiano Alessandro “Alo” Slebir já havia conquistado seu espaço no universo das ondas gigantes e, na véspera de Natal, escreveu mais um capítulo em sua trajetória ao surfar uma onda absolutamente colossal em Mavericks.
O surfista de 23 anos, local de Santa Cruz, conhece bem o pico, tendo surfado ali durante as maiores ondulações da última década. Como big rider e trabalhador da construção civil, Slebir se dedicou muito ao esporte e agora colhe os frutos.
Veja também
+ Sozinho, esse alpinista quebrou um recorde improvável no Everest
+ Prêmio Outsiders: as personalidades que se destacaram no mundo outdoor em 2024
+ Como criar o seu melhor ano novo, de acordo com a Ayurveda
O termo “onda de 100 pés” aparece todo inverno, e este ano não foi diferente: poucas horas após o vídeo da onda chegar à internet, começaram a circular alegações de que ela tinha 108 pés de altura (32,9 metros).
No entanto, medir ondas não é uma tarefa simples ou objetiva. O que é certo é que a onda de Slebir foi, sem dúvida, gigantesca.
Ver essa foto no Instagram
“Definitivamente na faixa dos 100 pés e certamente a maior onda que já vi desde que comecei a surfar em Mavericks, em 1975”, disse Jeff Clark, pioneiro em Mavericks, em depoimento à rede de televisão NBC. “Foi um swell incrível.”
Como frequentemente acontece depois de um feito assim, Alo Slebir não tinha plena consciência do tamanho da onda que estava dropando.
“Todas as ondas eram gigantescas, mas existe uma sensação como surfista quando você desce a face de uma onda tão rápido que, naquela onda em particular, havia tanta água saindo do recife que dava para sentir a onda querendo ir para trás”, explicou ele. “Eu diria que foi o momento mais rápido da minha vida em uma prancha de surf, simplesmente lindo, uma das experiências mais loucas que já tive.”
Até o momento, a maior onda já surfada da história é a de 86 pés de Sebastian Steudtner em Nazaré, mas a equipe de Mavericks afirma que a de Slebir superou esse marco.
“Usando a mesma tecnologia de ponta desenvolvida pela engenharia da Porsche e pela equipe de Steudtner para a medição, a onda surfada por [Slebir] em Mavericks em 23/12/24 mede 108 pés (32,9 metros), comparada aos 86 pés (26,2 metros) de Steudtner, o atual recorde mundial. Nas próximas semanas, confirmaremos a altura usando o mesmo método usado em Nazaré”, escreveram no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Alguns dos melhores surfistas do mundo comentaram que a onda de Slebir de fato supera o recorde anterior. “Onda de 100 pés”, escreveu Kai Lenny. “Esse é o recorde mundial”, disse Mason Barnes. “Pesada!!!! Mais de 100 pés”, exclamou Coco Nogales.