Maior iceberg do mundo se solta na Antártida após anos girando no mesmo ponto

Por Redação

Maior iceberg do mundo
Imagem: Reprodução/Twitter

Depois de meses girando em um mesmo ponto no Oceano Antártico, o maior iceberg do mundo, A23a, retomou seu deslocamento, informaram cientistas do British Antarctic Survey (BAS).

+ O K2, a segunda montanha mais alta do mundo, está ficando mais fácil de escalar?
+ Ações sustentáveis imediatas podem gerar US$ 10 trilhões em negócios, aponta relatório

Com 3.672 km², este gigante glacial tem sido monitorado desde 1986, quando se desprendeu da plataforma de gelo Filchner-Ronne. Recentemente, ele se libertou de uma coluna de Taylor — um vórtice de água que o mantinha preso — e agora segue rumo à ilha de Geórgia do Sul, onde provavelmente se fragmentará e derreterá em águas mais quentes.

Durante três décadas, o A23a permaneceu encalhado no Mar de Weddell, apenas retomando sua jornada quando diminuiu o suficiente para se desprender do fundo oceânico. Este iceberg lendário já foi superado em tamanho por outros, como o A68 e o A76, mas continua sendo um dos mais duradouros.

Embora não contribua diretamente para o aumento do nível do mar, por ser parte do ciclo natural de desprendimento das plataformas de gelo, o A23a simboliza as transformações climáticas em curso na Antártida. Seu deslocamento também serve como um laboratório natural, permitindo que cientistas investiguem como esses colossos influenciam ecossistemas marinhos ao fornecer nutrientes para águas menos produtivas.