Em sua primeira temporada completa competindo pelo Brasil, Lucas Pinheiro Braathen conquistou um resultado histórico para o país, no último domingo (8), na etapa da Copa do Mundo de esqui alpino realizada em Beaver Creek, no Colorado (EUA).
Braathen garantiu a medalha de prata na disputa do slalom gigante. Foi o primeiro pódio do país em uma competição deste nível em esportes de neve, o segundo em modalidades de inverno.
Veja também
+ Estudo revela que Ártico pode ficar livre de gelo antes de 2030
+ Como Biniam Girmay garantiu seu lugar nos livros de história do Tour de France
+ Alpinistas desaparecidos no pico mais alto da Nova Zelândia são dados como mortos
O atleta de 24 anos, que antes representava a bandeira da Noruega, seu país de nascimento, acumulou 2min27s72 em suas descidas em Beaver Creek e ficou apenas 12 centésimos atrás do líder, o suíço Thomas Tumler, que levou o ouro.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas alcançou esse feito inédito após ter ficado muito perto em duas ocasiões nesta temporada, terminando em quarto lugar no slalom gigante em Solden, na Áustria, e no slalom em Levi, na Finlândia.
Em 2023, ele dominou o circuito, conquistando o título geral do slalom da Copa do Mundo de esqui alpino na ocasião. Lucas chegou a anunciar sua aposentadoria no fim do ano passado, mas voltou atrás depois de um período sabático.
Essa medalha de prata representa a segunda conquista do Brasil em Copas do Mundo de esportes de inverno. A primeira foi o bronze de Nicole Silveira no skeleton, conquistado em PyeongChang há três semanas.
Ver essa foto no Instagram
Com o pódio em Beaver Creek, Lucas Braathen assumiu a liderança do ranking geral da Copa do Mundo de esqui alpino na categoria slalom gigante. Ele soma 130 pontos, apenas um a mais que o norueguês Alexander Steen Olsen.
Lucas também ocupa a quarta posição no ranking do slalom e está em nono lugar na classificação geral, que engloba todas as disciplinas do esqui alpino.
A próxima etapa da Copa do Mundo acontece no próximo fim de semana em Val d’Isère, na França, onde Lucas disputará tanto o slalom gigante quanto o slalom.
Seu principal objetivo é representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026.