Homem de 90 anos escala a montanha mais alta da Inglaterra: “Queria ver se ainda era capaz”

Por Redação

Derald Barham escalou os 978 metros do Scafell Pike para comemorar o aniversário de 90 anos. Foto: Reprodução / Watford Observer.

Em uma comemoração de aniversário especial, um homem de 90 anos escalou a montanha mais alta da Inglaterra, o Scafell Pike, de 978 metros.

Médico aposentado, Derald Barham escalou o pico para provar que ainda tinha forças para enfrentar o desafio.

Veja também
+ Assessorias esportivas terão que pagar para utilizar o Parque Ibirapuera
+ Siga essas dicas para correr no escuro em segurança
+ Como dados do Strava revelaram a localização de líderes mundiais

Ele foi apoiado por seus quatro filhos e seu bisneto de apenas 20 meses cerca de 62 anos depois de sua primeira subida no Scafell Pike.

“Queria ver se ainda conseguia fazer isso aos 90,” contou Barham ao jornal britânico Watford Observer. “Então, minha ambição era escalá-lo com meus quatro filhos ao lado.”

Apaixonado por montanhismo durante toda a vida, Barham já havia conquistado algumas das montanhas mais desafiadoras do mundo, como o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, e o vulcânico Monte Ararat, na Turquia.

Embora ainda tenha vontade de caminhar, Barham está satisfeito em que o Scafell Pike será a a sua última montanha. “Minhas botas estão se aposentando”, brincou.

Situado no coração do Lake District da Inglaterra, o Scafell Pike atrai cerca de 250 mil escaladores por ano e é conhecido pelo seu terreno rochoso e acidentado.

Embora seja comparativamente menor que o famoso Ben Nevis, que atinge 1.345 metros nas Terras Altas da Escócia, o Scafell  é considerado uma escalada mais difícil devido à sua elevação íngreme e terreno irregular.