Tenho que confessar: já faz muito, muito tempo que não substituo meus tops esportivos. Não estou falando de um ou dois anos — é coisa de seis ou sete anos, para ser honesta, talvez até mais.
Não é como se meus tops esportivos estivessem parados, quase novos. Eu me exercito quase todos os dias. Faço yoga, caminhadas, pedalo e corro regularmente. Também levo meu cachorro para longas caminhadas e, às vezes, uso a bicicleta ergométrica em casa. Esses tops me sustentam em tudo (sem trocadilhos).
Veja também
+ Você encararia essa via ferrata sinistra na Suíça?
+ Três benefícios do café para sua saúde
+ Praticar esportes na infância prepara as mulheres para liderar, diz estudo
Alguns dos meus tops, como os que uso para yoga, estão em bom estado. Mas as peças que uso para atividades intensas, como correr, estão bem desgastadas, mas ainda permanecem na gaveta.
Acontece que há diversos fatores que afetam a durabilidade dos tops esportivos, como a forma de lavagem e os materiais com que são feitos.
Embora seja tentador usar o mesmo top por anos se ele parece estar “funcionando”, substituí-lo de tempos em tempos é uma boa ideia. Aqui está o motivo.
Um top esportivo de suporte é mais importante do que você imagina
Quando você se exercita, seus seios se movem. “Um bom top esportivo estabiliza o peito para minimizar o movimento, reduzir o esforço sobre os ligamentos e evitar desconforto, flacidez ou até mesmo lesões, como microfissuras no tecido mamário,” diz Casey Schumacher, diretora sênior de dDesign e performance da marca Athleta.
Quanto mais o tecido mamário se move ou “balança,” como descreve um estudo de 2019, mais dor você pode sentir. Cerca de 72% das mulheres relatam sentir dor nos seios durante exercícios, segundo evidências.
A dor nos seios não é apenas incômoda; também pode afetar o desempenho atlético. Pesquisas indicam que o movimento excessivo dos seios está associado a problemas de postura em corredores.
No mínimo, o desconforto causado por um top esportivo fraco pode tirar o foco do exercício. Em vez de se concentrar no ritmo, você pode ficar distraída pela dor nos seios ou pelo tecido que causa coceira e irrita a pele.
O desconforto com o balanço dos seios durante a atividade também pode afetar sua concentração.
Por que é uma boa ideia substituir o top esportivo de vez em quando
Se você é ativa, seus tops esportivos inevitavelmente vão se desgastar. O elastano e a borracha, dois dos materiais mais comuns em tops esportivos, perdem sua compressão com o tempo e, com isso, a capacidade de manter os seios no lugar, explica Susan L. Sokolowski, professora de design de produtos esportivos da Universidade do Oregon (EUA).
Essa perda de elasticidade pode fazer com que os tops esportivos percam suporte, causando movimento excessivo ou flacidez nos seios, o que pode ser doloroso em atividades de alto impacto, diz Schumacher. Ela acrescenta que, quando o tecido e as costuras de um top esportivo envelhecem, você pode sentir assaduras ou irritação na pele sob os braços ou ao longo da linha do busto, especialmente durante treinos intensos ou prolongados.
Com que frequência você deve substituir seu top esportivo?
O momento certo para substituir um top esportivo depende de alguns fatores, sendo os principais os materiais e a qualidade da construção.
No entanto, o ajuste, a frequência de uso e a forma de lavagem também influenciam. “Um top que fica mais apertado passa por mais estiramento, o que desgasta os materiais mais rapidamente,” diz Sokolowski. Lavá-lo e secá-lo em altas temperaturas pode fazer com que o tecido rache e rasgue.
Segundo Schumacher, tops esportivos de alta intensidade, como os projetados para HIIT e corrida, podem desgastar mais rápido, pois absorvem muito movimento. Já os tops de baixa intensidade (como os que uso há anos para yoga) duram mais, pois sofrem menos estresse.
O momento de renovar os tops esportivos varia de pessoa para pessoa e de produto para produto.
Se você usa e lava seus tops esportivos toda semana, deve considerar comprar novos duas vezes ao ano, diz Amy Charlton, diretora sênior de produto da Adidas.
Sinais de que seu top esportivo está desgastado
Quando o top esportivo já não tem o mesmo nível de compressão e suporte de quando foi comprado, diz Sokolowski, é hora de comprar um novo.
Se o top estiver frouxo, o material estiver rasgando ou desfiando, ou as almofadas ficarem amassadas, o fim está próximo. Se você não consegue se livrar do cheiro de suor, mesmo lavando, presenteie-se com um top que não esteja completamente encharcado de suor e óleos corporais. O mesmo vale para um arame que está torto ou pinicando nas laterais.
Como prolongar a vida útil do seu top esportivo
Se você não quer investir em um novo top agora, há algumas dicas que podem ajudar a prolongar a vida útil dele.
Sokolowski recomenda lavá-los em água fria com detergente suave e deixá-los secar ao ar livre (em vez de usar a secadora); muitos dos materiais dos tops esportivos, como o elastano, não suportam bem o calor.
O que fazer com tops esportivos antigos que ainda estão em bom estado
Como muitos tops esportivos são feitos de fibras sintéticas, se acabam em aterros sanitários, ficam lá por muito tempo. “O elastano leva cerca de 200 anos para se decompor, o poliéster de 20 a 200 anos e o náilon entre 30 e 40 anos,” diz Sokolowski. Tops feitos de algodão ou lã são mais sustentáveis e se degradam mais rápido, mas mesmo esses tipos geralmente contêm um pouco de elastano.
Considere doar ou reaproveitar tops esportivos antigos
Se seus tops antigos ainda estão em condições razoáveis, vale a pena doá-los. Você pode entregá-los em instituições locais ou enviá-los para organizações que cuidam da reciclagem correta.
Ou, você pode me acompanhar explorando o Reddit em busca de ideias de reutilização, como transformá-los em panos de limpeza, usá-los como barreiras de ervas daninhas no jardim ou cortá-los para fazer brinquedos para cães. Você pode não suportar o cheiro persistente de suor, mas seu cachorro? Ele provavelmente vai adorar.