Via ferrata, que em italiano significa “caminho de ferro,” é uma rota de escalada protegida com cabos de aço fixos, degraus ou escadas de metal, facilitando a travessia por terrenos rochosos e íngremes que, de outra forma, seriam inacessíveis para a maioria das pessoas.
Um vídeo recente postado no perfil Passion Via Ferrata, no Instagram, mostra um homem caminhando por uma ponte pênsil de aparência suspeita (será que dá pra chamar isso de ponte?) na lateral de um penhasco certamente desafiador.
Veja também
+ “Devemos correr?”: Avalanche assusta escaladores no K2
+ Doces para Halloween saudáveis: 4 receitas para matar a vontade
+ Rocky Mountain Games fecha temporada com trilhas desafiadoras e arena lotada
A Leukerbadner Klettersteig, em Leukerbad, é a via ferrata mais longa da Suíça. Ela corta diagonalmente uma seção vertical e inclui a Gemmiwand Adventure Via Ferrata — uma rota que conta com um trecho onde você fica suspenso no ar, atravessando uma ponte de corda que não parece nem um pouco segura.
No vídeo, o homem parece estar usando uma GoPro ou câmera similar na cabeça. A partir de sua visão em primeira pessoa, vemos pequenos degraus de madeira amarrados por corda. Abaixo da ponte, há apenas uma queda íngreme e várias rochas com potencial para esmagar cabeças.
O homem está, claro, usando arnês e equipamentos de escalada e avança cuidadosamente pela via ferrata, mas mesmo assim o vídeo ainda faz as pernas tremerem.
Você encararia essa via ferrata sinistra na Suíça?
Assista abaixo:
Ver essa foto no Instagram