O Rocky Mountain Games em Campos do Jordão trouxe uma competição emocionante na modalidade de Canicross nesta terceira e última etapa de 2024. Na categoria feminina, Juliana Martuscelli, da equipe Martuscelli, se destacou ao conquistar o primeiro lugar com um tempo impressionante de 22:15.763.
Confira todos os resultados da etapa de Campos de Jordão do RMG 2024
Logo atrás, Amanda dos Santos Carvalho, representando a Canicity, garantiu a segunda posição, completando o percurso em 23:00.584. Naraliza Faria Restani, da equipe Canivale, ficou com o terceiro lugar, registrando um tempo de 23:07.850.
Carla Adriana Machado Gonçalves e Fernanda Fidelis Gonsales completaram o Top 5, com tempos de 24:20.422 e 26:07.743, respectivamente, ambas também da equipe Canivale e Canicity SP Abcaes.
Masculino
No masculino, Marcelo Vieira, da equipe Canicity Parati RJ, liderou a competição com um tempo notável de 17:16.700, mostrando grande habilidade e resistência. Alexandre Alvares, da Wol Team, seguiu na segunda posição, terminando a prova em 19:05.139.
Willian Fabricio de Oliveira, também da Wol Team, conquistou o terceiro lugar com um tempo de 19:11.665. Álvaro Monedero, competindo de forma avulsa, e Marcílio Carlos Sant Ana Junior, da Canicross Caicara CTBC, fecharam o grupo dos cinco melhores, com tempos de 19:38.888 e 19:48.839, respectivamente.
Os resultados refletem a dedicação e o preparo dos atletas, que enfrentaram as trilhas desafiadoras de Campos do Jordão com determinação.
A competição não só destacou a habilidade individual dos participantes, mas também a colaboração e o vínculo entre os corredores e seus cães, característica marcante do Canicross.
O evento proporcionou um espetáculo de esportividade e conexão com a natureza, celebrando o espírito aventureiro dos competidores.
A etapa de Campos do Jordão do Rocky Mountain Games continua no domingo, dia reservado para o pedal, com os 25km e 40km de Mountain Bike. Serão trilhas por estradas de terra e single tracks especiais, a partir das 7h. O Gravel larga no mesmo horário, para 40 km por um terreno híbrido, que mistura estrada de terra, trilhas e asfalto.
Montanha acima na bike elétrica
A novidade da etapa de Campos do Jordão é o e-MTB. Serão 40km em duas categorias. Na Turbo Pro não há limite para potência máxima do motor, nem para consumo máximo de bateria, enquanto a velocidade máxima assistida vai até 32 km/h, e não pode haver troca de bateria.
Na Super Light (SL), a potência do motor é de 350 watts ou até 55 Nm de torque, com capacidade máxima da bateria de 400 watts/hora e velocidade máxima assistida: até 25 km/h, sendo permitido o uso de baterias extras.
Trilhas tradicionais mas com novidades
Os novos percursos contarão com trilhas tradicionais da região de Campos do Jordão e foram ajustados para deixar a prova ainda mais emocionante. Próximo da largada, ainda nos arredores da cidade, os ciclistas entrar por trilhas tradicionais da Mantiqueira, como a Três Matas e o Rola Pedra, que exigem cuidado na pilotagem.
À medida que sobem, terão pela frente o belo visual do Pico do Imbiri, o ponto mais alto de Campos do Jordão. Nesta região, passarão em trilhas recém recuperadas pelo projeto Imbiri Trails, uma iniciativa liderada pelo empresário Francisco Forbes, com apoio de ciclistas e moradores locais para requalificar as trilhas que cortam o Pico.
O percurso mais longo passará por um trecho inédito, dentro da Reserva Pinho Bravo. O clima de montanha, dentro da floresta, promete uma experiência única, já que ela é coberta, principalmente, por vegetação nativa da Mata Atlântica, além de algumas áreas de reflorestamento, com bosques de pinhos, araucárias e muitas árvores nativas, de diferentes tamanhos.
Já o percurso do Gravel, que conta com cerca de 40 km, percorre outro trecho da Serra da Mantiqueira, inclusive passando por Minas Gerais, na cidade de Piranguçu, entrando no município pelo bairro do centro e saindo pela represa da vila Maria. Com variação de asfalto e terra, e visuais belíssimos, a prova promete ser na medida para os amantes da modalidade.
Desafio
Para quem gosta de testar limites ainda mais, o Desafio Rocky une as provas de Trail run 10km e MTB 25km, ou seja, o atleta corre no sábado e pedala no domingo, com 35km de distância na somatória. Os três primeiros colocados nos naipes masculino e feminino terão direito a premiação em dinheiro.
Cinema, shows e gastronomia
Em paralelo às modalidades esportivas, o Rocky Mountain Games oferece atividades para familiares, amigos e convidados dos atletas. A arena RMG, montada na Praça do Pinho Bravo, oferece atividades e ativações dos patrocinadores, opções de alimentação com food trucks e muito mais. A cultura também entra em cena, com shows musicais e filmes. Desta vez, a sessão de cinema será na Casa Specialized, localizada também o Capivari, a 500 metros da arena, em um happy hour das 18h às 21h.
Acampamento Go Outside de Aventura
Destinado para meninos e meninas de 4 a 13 anos, o Acampamento Go Outside de Aventura conta com atividades como trekking, leitura de mapas, bússola, slackline e muitas brincadeiras. Nos dois dias da etapa de Campos do Jordão do Rocky Mountain Games, as crianças vivenciarão a experiência da vida ao ar livre.
Todos chegam e voltam para casa com os pais após a competição, tanto no sábado como no domingo – e têm direito a camiseta especial e medalha.
O Circuito Rocky Mountain Games tem patrocínio de Banco do Brasil, Francis, Gulf Combustíveis, Porto e Cerveja Patagonia, apoio Specialized e Mynd. Realização da Rocky Mountain Sports Content e a mídia oficial é a Go Outside.