Este montanhista brasileiro da nova geração acaba de fazer história nos Andes

Por Redação

andes
Alan Lima a caminho do topo do Illimani, na Bolívia, sua 10ª montanha acima de 6 mil metros nos Andes. Foto: @jeandepocas.

Lapidado nas montanhas de Itamonte, em Minas Gerais, Alan Lima, de 22 anos, escreveu seu nome na história ao se tornar o brasileiro mais jovem a entrar para o seleto Clube dos 6 Mil, a lista de alpinistas que escalaram mais de 10 montanhas acima de 6 mil metros na Cordilheira dos Andes.

Em setembro deste ano, Alan chegou ao cume do nevado Illimani (6.438m), na Bolívia, justamente a montanha mais difícil que escalou nos Andes. Isso porque, três dias antes, ele participou de um resgate dramático no Sajama (6.542m), a maior montanha boliviana, e precisou superar uma forte gripe.

Veja também
+ Alternativas: assista ao nosso filme favorito do Rocky Spirit 2024
+ Cruce de Los Andes: tudo sobre a emblemática travessia entre Argentina e Chile
+ Um guia prático para cuidar e manter seus zíperes funcionando

“Esse resgate aconteceu a mais de 6.300m, quando estamos voltando do cume do Sajama e encontramos um americano com mal de altitude. Foram mais de dez horas participando do resgate. No fim deu tudo certo, mas infelizmente peguei uma gripe. Fui fazer o cume do Illimani com muita tosse e um pouco de dor no pulmão”, relembra Lima.

Criado na Serra da Mantiqueira, Alan começou sua jornada no montanhismo aos 15 anos. Em 2023, ele decidiu se arriscar na alta montanha ao iniciar a desafiadora empreitada pelos picos andinos. O primeiro 6 mil não demorou, com a subida ao Vulcão Acotango (6.052m), também na Bolívia, montanha que já escalou duas vezes desde então.

Alan Lima vira membro do cobiçado Clube dos 6 Mil. Foto: @jeandepocas.
O início da longa subida ao Illimani. Foto: @jeandepocas.

Além do Acotango, Illimani e Sajama, a lista atualizada de cumes já inclui outros oito picos: Parinacota (6.342m), Llullaillaco (6.739m), Acamarachi (6.048m), Aucanquilcha (6.174m), Ojos del Salgado (6.891m), Incahuasi (6.652m), Huayna Potosí (6.088m) e Volcán Socompa (6.052m).

De acordo com o site Alta Montanha, que mantém uma lista atualizada dos brasileiros que alcançaram o Clube dos 6 Mil, o alpinista do país com o maior número de ascensões na Cordilheira dos Andes é o experiente guia Pedro Hauck, com 62 cumes.

Hauck, inclusive, é a maior inspiração de Alan Lima. “Para mim é meu maior ídolo no montanhismo. Ele foi a primeira pessoa que eu tive a oportunidade de conhecer quando eu estava iniciando. Passei três dias na casa dele e fiquei lá olhando pra aqueles equipamentos de alta montanha. Isso acendeu uma chama dentro de mim mim”, relata Lima, que também cita Gabriel Tarso como uma das suas referências.

Existem 104 montanhas acima de 6.000 metros na Cordilheira dos Andes e até hoje nenhum montanhista se atreveu a escalar todas. Em um futuro breve, Alan espera colocar mais alguns picos – ou quem sabe todos eles – em sua lista.

“Em dezembro e março vou voltar à região do Ojos del Salado para mais escaladas de 6 mil metros”, conta. “Essa região tem 26 montanhas com mais de 6 mil”, finaliza o montanhista, que em fevereiro também vai enfrentar de forma 100% autônoma o gigante Aconcágua, a maior montanha das Américas, com seus imponentes 6.961m.