No dia 8 de outubro, as montanhistas Dawa Yangzum Sherpa, do Nepal, e Anna Pfaff, dos EUA, iniciaram uma tentativa de alcançar o topo do Shishapangma, a 14ª montanha mais alta do mundo, com 8.027 metros.
Oito horas depois, a dupla alcançou com sucesso o cume do pico tibetano. Isso representou um feito inédito para Dawa, que se tornou a primeira mulher nepalesa a escalar todas as 14 montanhas do mundo com mais de 8.000 metros.
Veja também
+ Como é pedalar a El Sifón, maior colina pavimentada do mundo, nos Andes
+ Esse ultra atleta quebrou um dos recordes mais sinistros da corrida
+ Rocky Mountain Games Campos do Jordão traz percursos inéditos e estreia do e-MTB
A ascensão foi ainda mais especial, pois foi o primeiro pico de 8.000 metros de Pfaff, cuja especialidade é em terrenos técnicos.
A conquista destacou duas atletas em diferentes fases do montanhismo, uma pela primeira vez em um 8.000 mil e outra na 14ª montanha diferente, refletindo a inspiradora comunidade que é única na escalada.
“Dawa Yangzum vem quebrando barreiras desde que começou a escalar”, declarou o experiente alpinista norte-americano Conrad Anker, em depoimento reproduzido pelo site Gripped.
“Ela foi a primeira mulher no Nepal a obter a certificação de guia UFIAGM e tem sido uma parte essencial do Khumbu Climbing Center”, finalizou Anker.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram