O fotógrafo canadense Shane Gross venceu a edição de 2024 do tradicional Wildlife Photographer of the Year com a imagem de milhares de girinos submersos no Lago Cedar, na Ilha de Vancouver, Canadá.
Gross superou uma concorrência acirrada para levar o prêmio desta temporada, já que o concurso contou com um número recorde de inscritos: 59.228.
Veja também
+ Vídeo: os melhores momentos do primeiro Red Bull Rampage para mulheres
+ 6 atletas que prometem elevar a performance do Rocky Mountain Games em Campos do Jordão
+ Restos mortais encontrados no Everest podem resolver mistério de 100 anos
Segundo o júri, a foto foi escolhida por representar “a conexão entre plantas, animais e o ambiente, representando assim como a beleza da natureza pode ser encontrada em qualquer lugar”.
Gross também espera que o prêmio chame a atenção para a preservação dos anfíbios. Os girinos da espécie sapo-ocidental são encontrados apenas no oeste do Hemisfério Norte.
As fêmeas colocam milhares de ovos na vegetação submersa de lagoas entre fevereiro e agosto. Os girinos se transformam em adultos até 3 meses após os ovos eclodirem, mas apenas 1% deles sobrevive.
Outros vencedores
Já o título de Revelação do Ano foi para Alexis Tinker-Tsavalas, da Alemanha, por sua imagem macro de um colêmbolo (também chamados de pulgas de jardim no Brasil) cor de framboesa se aproximando de um mofo-limo.
Os colêmbolos são criaturas minúsculas, com apenas alguns milímetros de comprimento, conhecidas por sua velocidade e habilidades de salto.
Para criar a imagem final, Tinker-Tsavalas tirou 36 fotos em diferentes distâncias focais. Ele então as combinou para criar essa incrível foto.
“Ver uma imagem macro de duas espécies fotografadas no solo da floresta, com tanta habilidade, é excepcional”, disse o júri.
Este é o 60º aniversário do prestigiado Wildlife Photographer of the Year, realizado pelo Museu de História Natural de Londres.
Ao mesmo tempo em que os dois grandes vencedores foram anunciados, o júri premiou o vencedor de cada uma das 18 categorias da competição.
Uma exposição com 100 imagens que receberam elogios e prêmios está agora em exibição no museu. Veja algumas delas abaixo: