Voltado a amadores, Laboratório do Skate Brasileiro tem apoio de Rayssa Leal

Rayssa Leal com sua medalha de bronze de Paris 2024
2024.07.28 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Skate street feminino. A atleta Rayssa Leal garantiu a medalha de bronze na categoria. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Criado em 2020 como Liga Amadora de Bowl, o agora BB LAB – Laboratório do Skate Brasileiro cresceu em 2024. O evento, lançado pelo Banco do Brasil, se transformou em uma plataforma completa para o ecossistema do skate amador, contemplando agora as modalidades park e street em três etapas e criando iniciativas de capacitação para profissionais da indústria do skate, como creators, videomakers, fotógrafos, comentaristas, locutores e juízes. A primeira etapa aconteceu neste fim de semana, 12 e 13, em Nova Lima (MG).

+ UAE Emirates assina com prodígio apontado como o ‘Próximo Pogačar’
+ WSL afirma que surf olímpico em LA 2028 será no oceano

Com o objetivo de ser a porta de entrada do skate brasileiro e de fazer da modalidade uma ferramenta de transformação social, a plataforma oferecerá palestras, workshops e mentorias com profissionais reconhecidos do esporte durante os eventos. Ademais, o BB LAB pretende oferecer uma programação perene de aulas e pesquisas, que serão realizadas nas Casa LayBack espalhadas pelo Brasil e abertas para projetos sociais. Com isso, a plataforma busca oferecer oportunidades de carreira e renda para comunidades vulneráveis, fomentando a economia local e o surgimento de novos talentos.

“Este projeto talvez seja um dos mais importantes no nosso núcleo de skate, pois temos a missão de continuar o legado de fomento ao esporte iniciado pelo Pedro Barros, que já rendeu até medalhas olímpicas. A parceria da LayBack, uma marca de grande reputação na cena, e o apoio e credibilidade do Banco do Brasil, são fundamentais para que o BB LAB seja um celeiro de novos talentos”, explica Pedro Dau de Mesquita, CEO da 213 Sports.

O projeto conta, ainda, com um time de embaixadores de peso, como a bicampeã mundial e medalhista olímpica Rayssa Leal, o campeão mundial e medalhista olímpico Pedro Barros e o campeão da etapa do SLS Sydney Felipe Gustavo, que irão compartilhar ensinamentos com as novas gerações de skatistas brasileiros.

“A importância de ter grandes nomes como embaixadores é, não apenas para aumentar a visibilidade para projetos de base, mas principalmente para inspirar os jovens skatistas” , comenta Tatiana Braga, CEO da The Base Sports, agência responsável pelo gerenciamento de carreira e imagem de Rayssa Leal e Pedro Barros.

Circuito BB LAB

Com foco no desenvolvimento das categorias de base, o BB LAB – Laboratório do Skate Brasileiro reforçou a sua frente de competições e oportunidades aos skatistas amadores brasileiros, como uma liga de eventos próprios nas modalidades Park e Street, o Circuito BB LAB.

“Eu tenho um carinho muito especial por este projeto! Já são quatro anos em que acompanho de perto e sabemos o quão importante é ter um circuito amador que oferece acesso e abre portas para a nova geração. Fico muito feliz em ver o crescimento do projeto, com a inclusão do Street em novas praças e espero que ele se propague por muito tempo ainda”, afirma Pedro Barros.

Em 2024, o circuito contará com três etapas, em Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, esta última com peso 2 no ranking BB LAB. Os vencedores da temporada serão aqueles que somarem mais pontos ao final da etapa de São Paulo.

Cada modalidade será disputada por 48 skatistas (24 na categoria feminina e 24 na masculina), divididos em baterias de 4 skatistas. Nesta fase, cada skatista terá duas voltas de 45 segundos e apenas a melhor nota será considerada. Os dois melhores de cada bateria avançam para a semifinal, que será disputada em três baterias de 4 skatistas, com três voltas por skatista e onde os dois melhores de cada bateria avançam. Na final, os seis skatistas irão disputar em bateria única, com três voltas de 45 segundos cada.

Os vencedores do circuito masculino e feminino da modalidade Street ganharão vagas para o SLS Select Series 2025, evento de acesso da Street League Skateboarding que oferece aos skatistas amadores a oportunidade de integrar o seleto grupo de atletas que disputa o SLS Championship Tour. Já os dois vencedores na modalidade Park ganharão uma imersão com o medalhista olímpico Pedro Barros, profissionais de sua equipe e outros atletas profissionais, que será realizada em sua pista particular, em Florianópolis. Em ambos os casos, as despesas de participação dos vencedores são pagas pelo BB LAB.

Etapas

Na primeira etapa, foram pré-convidados a participar da disputa os skatistas no Top 20 do Ranking LAB 2023 (para modalidade park) e do Ranking Brasileiro de Street 2023. A organização oferecerá ainda quatro “wild cards” por evento, sendo dois para skatistas locais e dois para skatistas de projetos sociais. Caso os convidados não completem as baterias, outros skatistas serão escolhidos entre os ranqueados.

A segunda etapa será disputada nos dias 9 e 10 de novembro, em Florianópolis. O circuito BB LAB 2024 encerra na capital paulista, nos dias 12 e 13 de dezembro. A disputa do park será na Layback Park SP. Já a disputa do street será no estacionamento do Ginásio do Ibirapuera, onde nos dias 14 e 15 acontece o SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros.