Às vezes, a verdadeira aventura está na própria jornada. E isso é especialmente verdade quando se trata de uma boa e clássica road trip.
Na estrada, a liberdade é o grande atrativo: você pode ir a qualquer lugar, parar onde quiser e viajar no seu próprio ritmo.
Veja também
+ Motorhome: 10 dicas para você experimentar uma vida sobre rodas
+ Questão de gosto: viajar sozinho ou em grupo?
+ Rocky Spirit faz a cabeça da galera em dois dias de Villa-Lobos lotado
Os horários também são flexíveis, e enganos no caminho podem ser apenas desvios para algo novo e emocionante.
Mas até mesmo os viajantes mais relaxados sabem que planejamento e preparação tornam qualquer viagem muito mais tranquila.
Por isso, com a ajuda da Gulf Combustíveis, marca de postos que chegou ao Brasil com a melhor gasolina do país, separamos algumas dicas para garantir que sua próxima viagem de carro seja a mais inesquecível de todas.
Fim de semana prolongado
Uma viagem de fim de semana pode ser a mais difícil de planejar e executar, porque o tempo é curto e o exagero é tentador. O melhor conselho aqui é simples e eficaz: menos é quase sempre mais.
Escolha um destino que não seja muito distante
Obviamente, um objetivo final irá motivá-lo, então escolha um lugar que você realmente deseja conhecer. Tente dirigir quatro horas ou menos em um dia, seis no máximo. Depois disso, você estará entrando no território “mais tempo de estrada do que de sono”. Isso pode parecer limitante, mas nunca subestime os destinos mais próximos.
Planeje duas noites no mesmo lugar
Claro, você pode fazer um circuito e ver alguns lugares em um único tiro. Mas o processo de se acomodar em um local e depois levantar barraca é um empecilho e corta um tempo precioso que poderia ser usado para pedaladas, caminhadas ou simplesmente descansar.
Use os mapas
Estar aberto ao inesperado e encontrar novos destinos pelo caminho é uma das melhores partes de viajar de carro, mas o planejamento evita perrengues. Antes de viajar, utilize mapas e aplicativos como Google Maps ou Waze para se familiarizar com o caminho.
Fique mais tempo
Um erro que muitas pessoas cometem é dedicar o último dia de viagem só para chegar em casa. Se você já investiu esse tempo precioso para dirigir e fugir um pouco da rotina, deve aproveitá-lo ao máximo. Planeje uma atividade mais leve para o último dia e tente cumpri-la.
Mais de uma semana
Embora nove dias — uma semana de trabalho inteira e dois fins de semana — pareça bastante tempo, ainda é fácil sobrecarregar a viagem com muitos deslocamentos e atividades. Mais uma vez, a moderação proporcionará experiências de alta qualidade no outdoor e menos tempo preso à estrada.
Escolha um lugar que você sempre quis ir
Uma viagem de uma semana deve colocá-lo ao alcance de alguns dos destinos mais tops, mas, novamente, a menos que você queira passar metade do tempo dirigindo, controle as emoções (ou considere pegar um voo). Doze horas de viagem são aceitáveis, o que significa apenas dois dias de viagem de ida e volta e muito mais tempo para descobrir novos lugares no caminho.
Aproveite as paradas no caminho
Parte do charme de dirigir por lugares desconhecidos está em explorar o que surge pelo caminho. Se o destino for a Chapada dos Veadeiros, por exemplo, não deixe de aproveitar paradas interessantes ao longo da estrada, como pequenos restaurantes servindo comidas típicas ou mirantes com vistas deslumbrantes. O destino final estará lá à sua espera, mas vale a pena desfrutar dos tesouros encontrados durante o percurso.
Escolha algumas opções de camping
Caso não haja reservas em parques nacionais, é possível procurar outras alternativas em áreas públicas e campings. Aplicativos como MaCamp ou iOverlander permitem localizar áreas seguras de acampamento. Muitas vezes, áreas de camping selvagem ficam localizadas em regiões de parques estaduais ou reservas ambientais – e são proibidas. É sempre uma boa ideia marcar de três a cinco opções próximas ao destino escolhido para garantir alternativas caso algum local esteja indisponível.
Um mês ou mais
Quando há tempo de sobra, é importante manter a calma e ser flexível. Escolher uma região ampla e planejar as paradas conforme o caminho avança pode render momentos inesperados e memoráveis. As melhores experiências muitas vezes surgem da espontaneidade, quando descobrimos lugares desconhecidos ou tranquilos entre os destinos planejados. Com wi-fi e sinal de celular disponíveis em praticamente todo lugar hoje em dia, você nunca ficará completamente perdido. Parte da magia de estar na estrada é a liberdade de não estar preso à rotina rígida de casa. Seja flexível e aproveite cada instante.
Encontre o seu próprio ritmo
Nem toda road trip precisa seguir o ritmo frenético de quem cruza várias cidades ou estados em poucos dias. Cada pessoa tem seus próprios interesses, preferências e objetivos ao viajar. Pode ser que certos destinos recomendados por muitos não despertem tanto a sua curiosidade, enquanto outros lugares inesperados te cativem a ponto de você querer ficar mais tempo. O importante não é seguir o padrão de outros viajantes, mas descobrir o ritmo de viagem que te faz bem, explorando novos ambientes e aproveitando a liberdade da estrada no seu próprio tempo.
DICAS EXTRAS
Faça a revisão do seu carro
Não queira lidar com surpresas desagradáveis no meio da viagem. Pela sua segurança (e do seu bolso), tenha certeza de que motor, óleo, parte elétrica, pneus, entre outros, estejam em pleno funcionamento antes da viagem. A manutenção preventiva evita que você tenha problemas no meio do caminho e também evita acidentes.
Abasteça com combustível de qualidade
Além de fazer mal para o seu carro, combustíveis de má qualidade podem ser um peso a mais para o seu bolso. Uma boa opção é a gasolina aditivada Gulf, que impede a formação de sujeiras no interior do motor – uma grande vantagem para o automóvel, já que o motor limpo trabalha melhor. Com isso, o combustível Gulf garante desempenho até 5% maior. Saiba mais aqui.