4 trilhas de bike em Campos para você treinar para o Rocky Mountain Games

Por Redação

imbiri
Trilhas do Pico do Imbiri foram revitalizadas e fazem parte do percurso do RMG 2024. Foto: Divulgação / @imibritrails.

A saideira do Rocky Mountain Games vem aí. Nos dias 26 e 27 de outubro, o maior festival de esportes de montanha do país desembarca em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira (SP), para a terceira e última etapa da temporada.

Com paisagens surreais e clima fresco de montanha, Campos do Jordão é um verdadeiro playground para os amantes da bike. A região oferece desde trilhas suaves para os iniciantes até pistas bem complexas para os mais atirados.

Veja também
+ Porto é a nova patrocinadora do Rocky Mountain Games
+ Pesquisa inédita mapeia o cenário do trail run feminino no Brasil
+ Quer participar do canicross no Rocky Mountain Games? Siga essas dicas

Já o cardápio de modalidades para os ciclistas no Rocky Mountain Games de Campos foi reforçado para agradar a todos os gostos. A prova final em Campos contará com as disputas de Gravel (50 km), MTB (25 km e 40 km) e a mais recente adição, a categoria e-MTB (40 km).

Se você está se preparando para o Rocky Mountain Games ou simplesmente deseja desfrutar das paisagens da região sob duas rodas, selecionamos quatro destinos perfeitos para você manter o pedal em dia.

As inscrições para o Rocky Mountain Games seguem abertas. Para saber mais, clique aqui.

Pico do Imbiri

Localizado no Pico do Imbiri, o ponto mais alto de Campos do Jordão, este conjunto de trilhas revitalizadas pelo coletivo Imbiri Trails é um dos locais preferidos dos ciclistas locais. O percurso oferece uma combinação de trechos técnicos de singletrack, passagens por mata fechada e áreas abertas, além de diferentes níveis de dificuldade ao longo do trajeto. São 30 km de trilhas, e prova do Rocky Mountain Games passará por alguns deles, o que torna o pico uma escolha ainda melhor para os treinos.

Zoom Bike Park

Zoom Bike Park é referência no MTB em Campos. Foto: Divulgação.

O Zoom Bike Park é um dos melhores e mais completos parques de mountain bike do Brasil. Com 32 km de singletracks, o Zoom se destaca pela variedade de terrenos, incluindo descidas técnicas, curvas fechadas e drops emocionantes. As trilhas são bem cuidadas e sinalizadas, o que permite uma experiência segura e divertida para todos os praticantes de MTB. Além disso, o parque oferece infraestrutura completa, como aluguel de bikes, serviço de resgate e oficinas de manutenção, seguindo as orientações internacionais do padrão IMBA (International Mountain Bicycling Association).

Trilha do Zigue-Zague

Famosa desde os anos de 1980, quando aconteciam as corridas de motos, a Zigue-Zague é uma das trilhas mais procuradas da região. Seu ponto mais alto fica a 1.659m acima do nível do mar, com extensão de 15 km, e leva de 1h30 a 2h para completá-la. A trilha, que se alterna entre singletrack e aberta, é considerada difícil. Porém, o rolê é compensador quando, nos 2 km antes de terminar a trilha, aparece a estonteante Cachoeira do Lajeado, um dos pontos turísticos mais importantes de Santo Antônio do Pinhal, onde se pode tomar um banho revigorante.

Travessia do Baú

Visual da Pedra do Baú, na divisa entre Campos e São Bento do Sapucaí. Foto: arths_da_ju / Shutterstock.

Localizado na Serra da Mantiqueira, com picos de até mais de 2 mil metros, o trajeto liga Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. O visitante pode até sair de São Paulo pedalando para transformar o passeio em uma viagem de um dia. Na estrada de terra, há uma apreciável vista da Pedra do Baú e estabelecimentos de refeição. Muitas estradas levam a famosa Baú e à Estrada do Campista.