O brasileiro David Leão fez história ao conquistar o título mundial na prova de Sprint durante o ISA World SUP and Paddleboard Championship (WSUPPC) 2024, realizado em Copenhague, Dinamarca. Aos 23 anos, Leão brilhou nas águas dinamarquesas, garantindo a medalha de ouro e colocando o Brasil entre as potências da modalidade. A vitória veio após uma prova disputada contra grandes nomes do esporte, incluindo o francês Noic Garioud, campeão defensor, e Manuel Hoyuela, da Espanha, que ficou com a prata.
Jessika Moah, vice-campeã mundial em El Salvador (2019), representou o Brasil entre as mulheres na prova, mas acabou sendo eliminada na semifinal, encerrando sua jornada na competição com a sétima colocação.
Veja também
+ Você pode confiar na Inteligência Artificial para planejar sua viagem?
+ Expedição Kilimanjaro: Aretha Duarte quer mais montanhistas negros no topo
+ Após incêndios, São Paulo reabre 69 parques estaduais
“Este momento é muito especial”, declarou Leão, emocionado. “Trabalhamos muito por muitos anos. Voltar à Dinamarca, onde participei do meu primeiro Mundial sete anos atrás, e conquistar o título mundial é a confirmação de que todo o esforço valeu a pena.”
O campeonato mundial da ISA, realizado na cidade de Copenhague, coroou também Alba Frey, da Espanha, como campeã da prova feminina de Sprint. Frey garantiu o ouro que consolidou a primeira vitória da Espanha no ranking por equipes, superando o Japão, que ficou com a prata, e a França, que levou o bronze.
Além das disputas de Sprint, o ISA World SUP and Paddleboard Championship realizou disputas nas modalidades Longa Distância e Race Técnico, tanto no stand up paddle, quanto no paddleboard.
A performance de Leão também ajudou o Brasil a subir para a sétima colocação geral no campeonato.