Um roteiro para ver a aurora boreal em Quebec, no Canadá

Por Stephanie Pearson*

aurora boreal em Quebec
Foto: Ungava Polar Eco-tours

Sonhando com as luzes do norte para a sua próxima aventura? Veja este roteiro para apreciar a aurora boreal em Quebec

+3 dicas para ajustar suas expectativas antes de conhecer a Aurora Boreal
+ Estes são os destinos mais populares para ver a aurora boreal em 2024
+ Os 7 melhores parques para ver a aurora boreal nos EUA

A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) recentemente previu que o ciclo solar atual, que começou em 2019 e vai até 2030, provavelmente atingirá o pico de agora até outubro. O que isso significa para aqueles de nós que viajam para testemunhar as maravilhas dos céus noturnos? Mais chances de ver uma aurora boreal brilhante.

A latitude das Ilhas Gyrfalcon, no norte de Quebec, cai dentro do oval auroral — um anel acima dos polos geomagnéticos onde mais atividade acontece — tornando-a uma boa área para avistamentos, diz Shawn Dahl, do Centro de Previsão de Clima Espacial da NOAA. Uma expedição dirigida por nativos que combina observação do céu com observação da vida selvagem é uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo o seu tempo nessas áreas remotas, enquanto duas cidades pequenas ao longo do rio São Lourenço oferecem novas oportunidades para explorar os cenários ao ar livre pouco conhecidos da província.

Roteiro para ver a aurora boreal em Quebec

Em 2022, James May e Jonathan Grenier, guias inuítes [povos indígenas do Canadá] da pequena cidade de Kuujjuaq, no norte de Nunavik, começaram os Ungava Polar Eco-Tours. Em agosto e setembro (os melhores meses para as luzes do norte, segundo Dahl), eles oferecem meia dúzia de aventuras de sete dias na ilha Tiercel, no arquipélago Gyrfalcon, logo abaixo do Círculo Ártico.

Você explorará a pé, de bicicleta de pneus largos, ATV e barco — este último requer experiência nesta parte da Baía de Ungava, onde a variação da maré pode ser de até 19 metros. Avistamentos de pássaros e focas são garantidos, mas também há morsas, uma variedade de baleias — minke, jubarte, beluga e orca — lobos, raposas e ursos polares. Os hóspedes são alojados em domos de fibra de vidro isolados que podem suportar solavancos de uma besta descontente e ventos de até 250 km/h.

May e Grenier colhem caribus, bois-almiscarados, salmões-árticos, gansos-do-canadá e frutas durante todo o ano e enviam sua colheita ao renomado chef de Quebec, Kim Côté, que prepara refeições tradicionais inuítes para os hóspedes. Se você não pode ir para as áreas selvagens do norte de Quebec, duas destinações ao longo do São Lourenço têm céus escuros, cenários deslumbrantes e atrações com acomodações noturnas acessíveis.

Attitude Nordique, um parque de aventuras o ano todo em Baie-Comeau, tem uma nova tirolesa e uma ponte suspensa, além de caiaque, escalada e canoagem, bem como acomodações à beira-mar e acampamentos. Na margem sul do rio, em Sainte-Anne-des-Monts, admire os céus de uma das sete cápsulas panorâmicas junto ao mar do Panora, cada uma com uma banheira de hidromassagem e deck. A propriedade fica a apenas 43 km do Parque Nacional de Gaspésie, conhecido por suas trilhas para caminhadas e abundância de alces e caribus.

Quando a aurora boreal em Quebec — conhecida como aqsarniit pelos inuítes — aparece, Grenier recomenda assobiar. “Em nossa cultura, eles nos ensinam que quando você assobia para as luzes, elas se movem ainda mais”, diz ele. “Isso traz um clima alegre.” 

*Trecho de matéria publicada originalmente na edição 182 da Go Outside.