Como um pacote de Cheetos causou estrago neste Parque Nacional dos EUA

Por Redação

Foto: Reprodução / Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad.

“Grandes ou pequenos, todos nós deixamos um impacto por onde passamos”, escreveram as autoridades do Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, no Novo México (EUA), em um recente post que viralizou nas redes sociais.

A foto que acompanha o post mostra um pacote de Cheetos jogado no chão da atração natural conhecida como “Big Room” no local. Não é apenas um pedaço de lixo, argumentou o Parque. “É muito, muito mais.”

Veja também
+ Última chance de maratonar: assista aos filmaços de aventura do Rocky Spirit
+ Como é passar as férias neste farol transformado em hotel no meio do oceano
+ Circunavegação do mundo de bike: ciclista bate recorde feminino em 108 dias

“Aqui nas Cavernas de Carlsbad, adoramos poder receber milhares de pessoas todos os dias. Impactos acidentais podem ser difíceis ou impossíveis de evitar. Como o simples fato de que cada passo que uma pessoa dá dentro da caverna deixa um fino rastro de fiapos”, afirma a publicação.

“Outros impactos são completamente evitáveis. Como um pacote de salgadinhos cheio, deixado fora da trilha na Big Room. Para o dono do pacote de lanche, o impacto provavelmente foi acidental. Mas para o ecossistema da caverna, teve um grande impacto.”

E que tipo de grande impacto um pacote de Cheetos pode ter nas Cavernas de Carlsbad? Bem, o site do Serviço Nacional de Parques (NPS) não deixa isso para a imaginação das pessoas e detalhou o impacto em seu post.

“O milho processado, amolecido pela umidade da caverna, formou o ambiente perfeito para hospedar vida microbiana e fungos. Grilos de caverna, ácaros, aranhas e moscas logo organizaram uma teia alimentar temporária, dispersando os nutrientes para a caverna e formações ao redor. Os fungos se espalharam pelas superfícies próximas, frutificaram, morreram e começaram a feder. E o ciclo continua”, explicou o Parque.

As Carlsbad Caverns continuam explicando como os guardas florestais passaram um tempo removendo cuidadosamente o “detrito estranho e os fungos” das superfícies da caverna. “Na escala da perspectiva humana, um pacote de lanche derramado pode parecer trivial, mas para a vida da caverna pode ser algo transformador”, conclui o parque.

O Serviço Nacional de Parques (NPS) sugere que lixo não é apenas lixo. O lixo tem um impacto e, seja ele grande ou pequeno, esse impacto geralmente é negativo para a natureza.